Notícias

Às vésperas de deixar poder, Sarkozy aceita renúncia de premiê

Presidente eleito, François Hollande, confirma encontro com Merkel e adia formação de novo gabinete

A transição na França deu mais um passo com a demissão do atual premiê, François Fillon. O pedido foi aceito ontem pelo presidente Nicolas Sarkozy. Enquanto parte do governo deixa o Palácio do Eliseu, o presidente eleito, François Hollande, adiou a formação de seu gabinete para o dia 16, um dia após sua posse.

A formalização da renúncia de Fillon foi feita instantes após o Conselho Constitucional da França proclamar Hollande o presidente eleito. Por meio de carta entregue a Sarkozy, o premiê – que permaneceu os cinco anos no cargo – encerrou a maior parte de suas funções. Minutos depois, o Palácio do Eliseu informou que havia aceitado o pedido. Apenas decisões protocolares são tomadas pelo gabinete demissionário, à espera da transmissão de poder.

Ontem, Hollande informou a inversão de prioridades no dia de sua posse. Logo após a cerimônia oficial, ele embarca para Berlim, onde encontra pela primeira vez na posição de chefe de Estado a chanceler da Alemanha, Angela Merkel. O objetivo é dar um sinal de mobilização dos dois líderes mais importantes da União Europeia em relação à crise econômica. Assim, a primeira reunião de seu ministério foi adiada para o dia 16.

Enquanto o governo se prepara, o favorito ao cargo de primeiro-ministro, Jean-Marc Ayrault, teve de apagar ontem o primeiro incêndio em torno de seu nome. O deputado também é prefeito de Nantes. Em 1997, ele foi condenado a seis meses de prisão por ter dispensado uma licitação para a impressão do boletim informativo municipal, beneficiando um empresário próximo ao Partido Socialista com um contrato de € 914 mil.

“Sou um homem honesto, e assim continuarei”, disse. O caso, divulgado por um grupo criado no Facebook e chamado “Não ao PS”, pode beneficiar a atual secretária-geral do partido, Martine Aubry, que parecia em desvantagem na corrida pelo posto de premiê.

 

Por: ANDREI NETTO, CORRESPONDENTE / PARIS
(Fonte: O Estado de S.Paulo)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Palhoça abre licitação para contratar empresa de sistema de água e saneamento

A Prefeitura de Palhoça lança, nesta segunda-feira (6), uma licitação para contratar uma empresa…
Read more
Notícias

Petrobras abre licitação para retomar construção do antigo Comperj

Expectativa é gerar 10 mil empregos; Edital de licitação prevê a construção de planta para…
Read more
Notícias

Recife abre licitação para implantação de placas de rua em todas as vias da cidade

Foi publicado neste sábado (04) o edital de licitação para a concessão de serviços para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *