Notícias

Após nova licitação, obra em barrancos que ameaçam ‘engolir’ casas, enfim, tem início em Presidente Bernardes

Prefeitura informou que os trabalhos de contenção de erosão no Córrego Guarucaia, na Vila Romana, devem durar 180 dias. Problema é acompanhado pelo G1 desde julho de 2017.

A Prefeitura de Presidente Bernardes informou ao G1 nesta quinta-feira (12) que a obra de contenção de erosão nos barrancos do Córrego Guarucaia, no bairro Vila Romana, já teve início.

O problema, acompanhado pelo G1 desde o mês de julho de 2017, já dura cerca de 30 anos, segundo os moradores, e põe em risco de desabamento pelo menos 15 casas.

O valor total da obra está calculado em R$ 778.779,39.

Os trabalhos se iniciaram após a Prefeitura realizar outra licitação, pois um novo projeto foi elaborado. Inicialmente, quem havia vencido o primeiro certame para a obra foi a empresa Tucano’s Terraplanagens e Construções Ltda..

“A empresa Tucano’s solicitou um aditivo que não foi aceito pela Prefeitura porque ultrapassava o limite de 25% do valor do contrato originário. E foi constatado também que eram necessários outros serviços que não constavam no projeto original”, salientou a Prefeitura.

Diante disso, um novo projeto foi elaborado, assim como um certame, que teve a participação de uma empresa.

A Construtora Nac Ferrari Eireli EPP é a responsável pela obra, de acordo com as informações da Prefeitura ao G1.

O Poder Executivo ainda explicou que a ordem de serviço para execução da obra foi emitida em 2 de setembro e os trabalhos começaram no dia seguinte.

O prazo estimado para a conclusão do serviço é de 180 dias, a contar da ordem de serviço, segundo a Prefeitura.

O caso
A erosão nos barrancos do Córrego Guarucaia, que corta a Vila Romana, já dura cerca de 30 anos, segundo os moradores, e, atualmente, põe em perigo 15 casas que correm o risco de serem “engolidas” pelo buraco.

O G1 acompanha o caso desde o mês de julho de 2017.

Seis dias após a publicação da primeira reportagem, a Prefeitura havia informado que a parte técnica do projeto encaminhado à Defesa Civil para a realização de obra teve parecer favorável. Porém, em janeiro de 2018, o problema se agravou e assustou ainda mais os moradores.

Em fevereiro de 2018, a Secretaria da Casa Civil do Estado de São Paulo informou ao G1 que foi autorizada a liberação de uma verba no valor de R$ 672.220,96 para a contenção de erosão nos barrancos do Córrego Guarucaia.

No fim do mês de outubro de 2018, a Prefeitura de Presidente Bernardes informou ao G1 que havia concluído a licitação para a obra na Vila Romana e preparava os documentos do certame para serem encaminhados para análise da Defesa Civil, em São Paulo (SP).

Em janeiro de 2019, a Prefeitura chegou anunciar o início da obra, que não se concretizou. No mês de junho deste ano, o Poder Executivo afirmou que o projeto da obra precisou ser readequado.

(Fonte: G1 – Presidente Prudente e Região)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *