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Após licitação ‘deserta’, Campinas retoma procedimentos para definir novo contrato do transporte público


Primeira ação será a publicação de uma consulta pública a partir de segunda-feira (2), para avaliar necessidade de mudanças no edital. Concorrência previa 15 anos de serviço e operação do BRT; relembre.

Campinas (SP) anunciou nesta quarta-feira (27) a retomada dos prcedimentos para definir o novo contrato do transporte público. Há uma semana a tentativa terminou sem interessados, e a licitação foi considerada deserta. A expectativa da prefeitura é que a sessão de abertura de propostas ocorra ainda no ano de 2023.

A primeira ação da administração será a publicação de uma consulta pública, a partir de segunda-feira (2), para receber contribuições da população, empresas, órgãos de controle, entre outros. Ela ficará aberta por oito dias úteis, via internet, para críticas e sugestões – o link será informado na data.

Após esse passo, a prefeitura irá avaliar a necessidade de fazer ou não mudanças no edital.

“A Administração ressalta que o atual edital, que não teve propostas no último dia 20 de setembro, passou por questionamentos na Justiça e Tribunal de Contas do Estado, mas não foi suspenso, o que demonstra um avanço”, destacou o Executivo, em nota.

Inicialmente prevista para março de 2016, a nova licitação do transporte público foi lançada porque o TCE avaliou como irregular a concorrência de 2005 (relembre abaixo). Segundo o tribunal, as empresas não poderiam ter passado pelo sistema de avaliações técnicas dentro da licitação de preços.

Sistema atual e edital

Atualmente, o sistema de transporte coletivo de Campinas possui 216 linhas, incluindo o serviço “Corujão”, e 896 ônibus em operação.

Segundo a prefeitura, no mês de agosto de 2023 foram transportados, em média, 444 mil passageiros por dia útil na metrópole.

O edital que não recebeu propopstas previa 15 anos de serviço, prazo prorrogável por mais 5 anos, com valor de R$ 8,2 bilhões após reajustes. Veja outros pontos de destaque do documento:

Ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes;

Mais informação para os usuários, confiável e em tempo real;

Serviço com menos tempo de espera nos pontos, estações e terminais;

Viagens mais rápidas;

Créditos nos bilhetes eletrônicos sem expiração;

Frota do sistema BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, na sigla em inglês) integrada ao sistema e moderna;

Veículos com ar-condicionado, Wi-Fi, tomadas com conexão USB, câmeras CFTV, GPS e terminal de computador de bordo.

Questionamentos do TCE-SP

Em maio, o TCE-SP determinou a reformulação do edital com correções de 14 itens para o processo ser retomado. À época, o voto do conselheiro Dimas Ramalho, relator da matéria, dizia que os ajustes eram necessários para manter a competitividade.

O edital inicial foi publicado inicialmente em dezembro de 2022 e, antes da decisão, o processo foi interrompido pelo próprio tribunal em 1º de março, após contestação pelo sindicato das empresas do segmento (Setcamp).

O pedido do TCE-SP foi acatado pela administração municipal e o edital reformulado foi publicado no dia 14 de julho. Os estudos para adequações foram realizados pela Emdec e secretarias de Transporte, Administração e Justiça, com apoio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Na última terça-feira (19), o TCE-SP negou pedido para suspensão do processo licitatório reivindicado novamente pelo sindicato das empresas. A entidade alegou que parte dos itens não teria sido corrigida pela administração municipal.

Contudo, ao descartar a liminar, o tribunal destacou que manteria a fiscalização sobre o andamento dos trabalhos. Em nota, a prefeitura informou que na última semana ocorreram “várias” tentativas de suspensão do certame.

“Todos [os questionamentos] foram respondidos e elucidados. Na última semana, foram várias tentativas de suspensão do certame. Da mesma forma, todas também foram negadas pela Justiça”.

(Fonte: G1)

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