Notícias

ANTT suspende licitação de linhas interestaduais

A pedido da Justiça, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) suspendeu a licitação de linhas de transporte rodoviário interestadual de passageiros. 

BRASÍLIA – A pedido da Justiça, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) suspendeu a licitação de linhas de transporte rodoviário interestadual de passageiros. O objetivo era realizar a disputa entre 28 de maio e 6 junho deste ano. Agora, não há mais data prevista. A informação foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial da União. A Advocacia-Geral da União (AGU) analisa o caso para recorrer da decisão.

 

O leilão foi suspenso no dia 18 de dezembro, por meio de liminar concedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), a pedido do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP). O desembargador federal Jirair Aram Meguerian concordou com o argumento do sindicato, segundo o qual o edital da ANTT desrespeitou regras da Lei nº 8.666/1993, a Lei das Licitações.

 

De acordo com o desembargador, o edital restringia, sem justificativa, o prazo para que os interessados contestassem os critérios da licitação, necessário para tirar dúvidas e possibilitar a apresentação de propostas em conformidade com as exigências do governo.

 

Para Meguerian, isso “afasta a possibilidade para que os licitantes apontem inconsistências em certame de fundamental relevância e importância para o País e que, a depender da resposta da administração, apresentem impugnação complementar”.

 

Fim da permissão.

 

Essa seria a primeira licitação de linhas interestaduais de ônibus no País. Até então, o sistema operava sob regime de permissão. Mas as permissões dos atuais operadores estão vencidas desde 2008. Desde então, o governo tenta concluir uma nova modelagem para o transporte interestadual de ônibus do País.

 

Ao todo, o leilão contemplaria 2.050 municípios em todas as regiões do Brasil. A licitação selecionou 2.110 linhas de transporte, que foram divididas em 54 lotes. Esses lotes, por sua vez, foram classificados em 16 grupos, e cada concorrente só poderia, conforme o plano original, ser vencedor de um lote em cada grupo. Pelas regras do governo, vence quem oferecer o menor preço de passagem para operar as linhas. O prazo de exploração é de 15 anos.

 

O imbróglio envolvendo as linhas de transporte de ônibus interestadual se arrasta desde a Constituição de 1988, que já previa a realização de uma licitação para o serviço. Mas um decreto presidencial de 1993 garantiu que as empresas que já atuavam no mercado uma permissão de 15 anos para a exploração do negócio.

 

Com o vencimento das permissões, as empresas atuam, desde 2008, por meio de licenças especiais, de caráter provisório. O governo chegou a estudar a possibilidade de dispensar o leilão e reorganizar as linhas por Medida Provisória, mas desistiu da ideia após mobilização do Ministério Público Federal.

 

Por: AYR ALISKI E ANNE WARTH – Agencia Estado
(Fonte: Estadão)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *