Apenas quatro grupos se identificaram, após a entrega dos envelopes nesta quinta-feira na BM&FBovespa. Um deles, que se apresentou no fim da tarde é o Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A), que tem como sócios os três maiores fundos de pensão do País: Previ, Petros e Funcef a construtora OAS. A operadora associada é a CSA – AirportCompany South Africa, responsável pela operação de nove aeroportos na África do Sul.
O Grupo já detém concessões rodoviárias e metroviárias, de vias pelas quais trafegam mais de um milhão e meio de usuários por dia. O total dos ativos de suas empresas soma cerca de R$ 4 bilhões.
Outra oferta entregue é do consórcio formado pela mineira Fidens Engenharia, sócia da concessionária de rodovias Intervias, e pela norte-americana ADC&Has. O grupo será representado na disputa pela corretora Mundinvest.
Um terceiro grupo inclui a Ecorodovias, que firmou parceria com a alemã Fraport para o leilão. Também está na disputa o consórcio formado pela Triunfo Participações, que no final da quarta-feira anunciou ter fechado acordo com a Egis Airport Operation e UTC Participações para participar da disputa pelos aeroportos. Nenhuma das já inscritas para o leilão, porém, informou as concessões que pretende disputar.
Na quarta-feira, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, por unanimidade, o edital do leilão dos aeroportos. O aval do TCU era o que faltava entre as esferas do governo, depois que a Anac rejeitou, na terça-feira, os pedidos de impugnação do edital e de adiamento do leilão.
Os três aeroportos deverão receber em conjunto investimentos de R$ 2,9 bilhões até 2014, sendo R$ 1,38 bilhão para Cumbica, R$ 873 milhões para Viracopos e R$ 626 milhões para Brasília.
(Fonte: O Globo)