Notícias

Advogados poderão ser contratados sem licitação

Foi aprovado na noite desta quarta-feira (11) no Plenário do Senado, em votação simbólica, a proposta apresentada pelo deputado federal Efraim Filho (DEM) e relatada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB), que permite a dispensa de licitação para contratação de serviços jurídicos e de contabilidade pela administração pública. O Projeto de Lei (PL) 4.489/2019 segue agora para sanção presidencial.

O Presidente da Associação Paraibana de Advocacia Municipalista (Apam), Marco Villar, destacou o empenho da bancada federal paraibana na condução e conseqüente aprovação do projeto que deixa claro que advogados e contadores desempenham um serviço técnico, singular e que exige notória especialização. “Depois de sancionada pelo presidente da República, essa Lei vai colocar um fim em um impasse sobre a contratação de advogados e contadores. Travamos uma grande luta, enfrentamos discussões, processos, acusações e agora vemos tudo isso ser ajustado. É uma grande vitória”, afirmou.

Para o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, a aprovação do projeto pelo Senado é uma vitória fruto da reivindicação dos prefeitos de todo o País e também conta com o apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). “Essa é uma grande vitória e um grande avanço para a condução das administrações públicas municipais em todo o Brasil”, destacou o presidente da Famup, George Coelho.

De acordo com o texto aprovado, os serviços do advogado e do contador são, por natureza, técnicos e singulares, se for comprovada a notória especialização. O PL define a notória especialização nos mesmos termos que a Lei de Licitações (Lei 8.666, de 1993): quando o trabalho é o mais adequado ao contrato, pela especialidade decorrente de desempenho anterior, estudos e experiência, entre outros requisitos.

(Fonte: Mais PB)

Related posts
Notícias

Autorizada licitação para iluminação em LED em Guamiranga

O Paraná Cidade liberou nesta semana o processo de licitação para iluminação em LED no…
Read more
Notícias

Licitação para construção de pista de bicicross deve sair nos próximos dias

Estrutura será construída nas dependências do Parque do Trabalhador e terá área de 6,900 metros…
Read more
Notícias

Governo abre licitação para compra de medicamentos em hospital infantil

Valor total dos medicamentos gira em torno de 45 mil reais; Estes medicamentos deverão ser…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *