A empresa vencedora da licitação vai concluir a Linha 1, até Pirajá, e construir a Linha 2, que vai da Estação Bonocô até Lauro de Freitas.
Restando 500 dias para o Mundial, a mobilidade urbana segue como a principal incógnita de Salvador para a realização do torneio. Com o status de quem realiza o maior carnaval de rua do mundo, segundo o Guinness, os gestores da capital baiana confiam neste mesmo taco para receber os jogos da Copa do Mundo em 2014. A linha 1 do metrô, prevista para entrar em operação em junho de 2012, continua parada.
Na Matriz de Responsabilidades do Ministério do Esporte, documento que lista as obras de infraestrutura para a Copa, a prefeitura de Salvador pleiteava a construção de um corredor de ônibus, que ligaria o centro da cidade à região do aeroporto. Já o governo do estado tinha o objetivo de incluir no documento a linha 2 do metrô, de trajeto semelhante ao do corredor proposto pelo município. No entanto, nenhum dos dois projetos entrou na Matriz de Responsabilidades para a Copa.
Apesar disso, o governo do estado conseguiu ter seu projeto contemplado no PAC da Mobilidade. Dos R$ 32 milhões disponibilizados pelo governo federal, Salvador terá direito a pouco menos de 10%. Os R$ 3,5 bilhões serão usados na construção da linha 2 do metrô soteropolitano. A linha terá 19 km e vai ligar cidade de Lauro de Freitas, na região metropolitana, à Estação Acesso Norte, que faz parte da linha 1.
Segundo o governo, a previsão de um corredor de ônibus foi alterada a partir dos resultados e conclusões apontadas no Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI, realizado em 2011, quando se optou pelo Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. De acordo com o governo, os investimentos totais são os mesmos do projeto anterior, da ordem de R$ 3,5 bilhões, ou seja, não houve redução dos investimentos.
Em junho de 2012, o governo lançou um edital de consulta pública que durou 90 dias. Previsto para ser lançado no final de outubro, o edital ainda não foi apresentado. A empresa vencedora da licitação vai concluir a Linha 1, até Pirajá, e construir a Linha 2, que vai da Estação Bonocô até Lauro de Freitas. No total, o sistema contará com 20 estações e 36 quilômetros de extensão. De acordo com o governo do estado, os entendimentos com os novos gestores do município estão avançando, e o lançamento do edital de licitação está previsto para ser lançado até março deste ano.
Ainda segundo o governo, para a operação da Linha 1 é preciso que sejam realizados todos os testes necessários, que deverão ocorrer ainda este ano. O trecho até o Acesso Norte deverá estar operando para a Copa do Mundo. Em sua totalidade – Lapa até Pirajá –, a Linha 1 funcionará após 18 meses de início das obras do Sistema Metroviário.
A conclusão de todo o Sistema está prevista para 36 meses após início das obras. No entanto, a sua operação acontecerá em etapas, à medida que cada estação for concluída. Ao custo de 20 milhões, segundo o governo da Bahia, o entorno do estádio recebeu obras de requalificação, e outras duas pequenas intervenções viárias estão sendo feitas nas proximidades da Arena Fonte Nova.
No investimento, o governo trabalha com a criação de quatro rotas de pedestres e viadutos que darão acesso à Arena Fonte Nova partindo dos bairros do Comércio, Brotas e Nazaré. Nestes locais, são executados serviços de alargamento dos passeios, com faixa livre em concreto lavado, piso tátil no centro, sinalização e colocação de pedra portuguesa na faixa de serviço. A intervenção do sistema viário em torno do estádio consiste na construção de dois viadutos de acesso direto ao edifício-garagem da arena e outras vias que serão criadas para o escoamento do tráfego.
(Fonte: G1)