Notícias

11ª Rodada terá áreas cobiçadas por petroleiras

A 11.ª rodada de licitações de blocos exploratórios organizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) ofertará áreas novas cobiçadas pelas principais petroleiras do mundo.

A 11.ª rodada de licitações de blocos exploratórios organizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) ofertará áreas novas cobiçadas pelas principais petroleiras do mundo.

 

Entre elas, as da Bacia da Foz do Amazonas, que abrange todo o litoral do Amapá. Bem ali, ao lado, na costa da Guiana Francesa, foram descobertos reservatórios de óleo de grande potencial.

 

A descoberta reforça a suspeita das grandes petroleiras de que existe óleo no litoral do Amapá em quantidade comercial. Por duas razões básicas: a proximidade com o campo guianense e as características geológicas idênticas. Poços explorados na Guiana estão a 50 quilômetros da fronteira marítima com o Brasil.

 

Ao longo da faixa litorânea entre o Amapá e o Rio Grande do Norte, a Margem Equatorial Brasileira abrange bacias – Ceará, Pará-Maranhão e Potiguar – em que já ocorreram descobertas comerciais e subcomerciais de óleo leve de excelente qualidade.

 

Outro fator que anima as companhias petrolíferas é a presença de óleo e gás na costa oeste da África. As bacias de Gana e da Costa do Marfim apresentam características geólogas similares às das bacias da margem equatorial brasileira.

 

Segundo a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, há potencial exploratório de óleo de alta qualidade, entre 37º e 44º API (medida internacional de classificação do tipo de óleo, que identifica como leve o petróleo acima de 30 graus). “É o óleo mais caro do planeta.” O óleo leve é mais valorizado por causa do custo menor de processamento para o refino.

 

O geólogo brasileiro Pedro Victor Zalán, consultor na área de exploração de petróleo, avalia que “a imensa faixa marítima de águas profundas (acima de 600 metros de lâmina d’água) em frente aos Estados do Amapá, Pará, Maranhão e Piauí encontra-se hoje entre as áreas mais cobiçadas pela indústria petrolífera mundial”.

 

Zalán diz que o campo da Guiana Francesa tem reservatório, segundo as estimativas iniciais, de cerca de 800 milhões de barris de óleo recuperáveis. “A Bacia da Foz do Amazonas, sua vizinha e muito maior, passou a ser considerada como potencialmente portadora da mesma riqueza.”

 

Por: SERGIO TORRES / RIO
(Fonte: O Estado de S.Paulo)

Related posts
Notícias

Prefeitura de São Sebastião abre licitação para construção de Terminal de Ônibus

Dia 3 de maio às 10h acontecerá a abertura dos envelopes ‘proposta de preços’ para a…
Read more
Notícias

Licitação para asfaltamento da BR-319 é anunciada pelo DNIT; estrada liga Rondônia ao Amazonas

Projeto visa melhorar conexão entre estados com a reconstrução de trechos críticos da principal…
Read more
Notícias

Licitação para obras de ampliação, revitalização e urbanização do cemitério do Gravatá será nesta quinta-feira (2)

A Prefeitura de Penha estima que, após a licitação, as obras devem iniciar em 30 dias A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *