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10 obras prioritárias

6. Concessão de  rodovias federais

O Brasil tem 212 mil km de rodovias pavimentadas, sendo 62 mil km de estradas federais. Desse total, no entanto, apenas 5.238 km (15 trechos) estão sob administração privada. Na avaliação dos empresários pesquisados pela Fundação Dom Cabral, novos leilões de concessão seriam a melhor alternativa para melhorar a situação das estradas brasileiras. Apesar de responder por 60% de toda movimentação de carga do País, cerca de 57% da malha nacional está em condição regular, ruim ou péssima, segundo a Pesquisa CNT 2011. O Ministério dos Transportes diz que novas licitações estão no radar, como as BRs 116 e 040, em Minas Gerais. Os estudos encomendados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) deveriam ser entregues nas próximas semanas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que perdeu seu diretor-geral. Assim que o TCU liberar, a agência pretende lançar o edital. Além dessas concessões, o governo estuda cerca de 10 mil km de estradas que poderão ser licitadas nos próximos anos.

7. Aumento da oferta de rede de fibra ótica nas regiões metropolitanas

O aumento da oferta da rede de fibra ótica está diretamente ligado à expansão da rede de banda larga no País. É por meio da fibra que se consegue transmitir dados de alta velocidade. Mas custa caro. Por isso, o governo pretende lançar um pacote de desoneração de investimentos para ampliar a rede de fibra ótica no País – mas a proposta continua no papel há alguns meses. Apesar do forte crescimento nos últimos anos, a oferta ainda é baixa. A capital amazonense Manaus, por exemplo, apenas recebeu os primeiros km de fibra em 2011. O conselheiro da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), Eduardo Levy, destaca que, em 2011, as vendas de fibra ótica cresceram duas vezes mais que o previsto (R$ 1,5 bilhão). Para este ano, a expectativa é que o volume de cabos vendidos suba 10%, para 4,5 milhões de km. Levy diz ainda que o Brasil vive o dilema do preço x demanda pelos serviços de banda larga. “A demanda é baixa porque o serviço é caro. E vice-versa.”

8. Aumento da capacidade de terminais e pistas do Aeroporto de Guarulhos

As melhorias no Aeroporto de Guarulhos ainda dependem da homologação do resultado do leilão de concessão dos aeroportos, realizado no início de fevereiro. Como não houve nenhum recurso administrativo questionando a proposta do grupo liderado pela Invepar, a expectativa é que o consórcio assuma a administração do aeroporto nos próximos meses.

9. Dragagem dos portos

Lançado em 2007, o Programa Nacional de Dragagem (PND) concluiu a limpeza do canal de dez portos brasileiros. Outras cinco obras estão em execução e oito ainda não foram iniciadas. O programa, de R$ 2,3 bilhões, teve dificuldades para sair do papel. Além de questões ambientais, várias licitações foram paralisadas pelos concorrentes, que não concordavam com os resultados.

10. Construção do  segundo anel viário de Belo Horizonte

Ainda não existe um projeto para construção do segundo anel viário de Belo Horizonte. O governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) tem apenas um projeto para revitalização do atual anel viário.

 

(Fonte: Estadão)

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