Notícias

Samuca envia edital ao TCE e quer licitação das linhas da Sul Fluminense até dezembro

Em entrevista ao DIÁRIO DO VALE, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Siva, informou que irá protocolar no TCE-RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) nesta segunda-feira, dia 05, o edital para a licitação da empresa de ônibus que irá operar as linhas da Viação Sul Fluminense. Segundo ele, a licitação será realizada assim que for liberado pelo Tribunal de Contas. “Esperamos que em dezembro os novos ônibus já possam estar circulando pela cidade”, disse.

Veja a integra da entrevista:

DV – O edital de licitação das linhas da Sul Fluminense já esta pronto? Quando será publicado?

Samuca: Sim, os estudos internos e o edital já está pronto para ser publicado. Vamos protocolar nesta segunda-feira o edital no Tribunal de Contas do Estado para análise dos conselheiros, em mais um ato de transparência. Nos baseamos em editais de licitação de linhas de ônibus aprovadas pelo TCE, por isso acreditamos que essa análise será rápida. A licitação será publicado assim que for liberado pelo Tribunal de Contas.

DV – Quando o senhor espera que a nova empresa possa assumir as 31 linhas?

Samuca: Nosso prazo é até o final deste ano. Esperamos que em dezembro os novos ônibus já possam estar circulando pela cidade. Estamos do lado da população, que precisa de um transporte público eficiente e de qualidade. Lembro que várias obras de infraestrutura e investimentos na mobilidade urbana ocorreram, sendo que este ato também privilegia o emprego e o crescimento da cidade.

DV – Hoje há alguma decisão judicial que impeça a licitação de ocorrer?

Samuca: Neste momento não, mas já é esperado recursos daqueles que não querem que a cidade tenha um bom serviço. A empresa tinha conseguido uma liminar a seu favor mas, no Tribunal de Justiça, conseguimos derrubar e garantir o direito de fazer a licitação. Lembro que a empresa hoje está sobre intervenção judicial, o que demonstra a dificuldade da empresa em prestar um serviço eficiente para a população.

DV – Até a licitação a viação Sul Fluminense continuará prestando o serviço nas atuais linhas?

Samuca: Sim. O serviço piorou e estamos monitorando. Vamos avaliar como será recebido o edital no TCE, se haverão medidas judiciais e avaliarei se tomarei outra medida. Se perceber que querem atrasar a licitação e a consequente melhora no serviço, irei atuar no direito do trabalhador e cidadão da cidade.

DV – Como ficará a situação dos atuais funcionários da Sul Fluminense? Eles serão readmitidos pela nova empresa?

Samuca: Existe uma lei municipal e que foi informada no nosso edital a sua existência, que garante a manutenção da empregabilidade dos atuais funcionários. Temos a preocupação com a empregabilidade, por isso fizemos uma reunião com o Ministério Público do Trabalho e o Sindicato dos Rodoviários para alinhar as ações para garantir a manutenção dos empregos. A empresa que participar da licitação vai estar ciente dessa obrigação.

DV – O senhor, desde que assumiu, somente concedeu um aumento para a tarifa de ônibus. Há previsão para um novo reajuste?

Samuca: Não vamos conceder novo reajuste. Pela primeira vez, em 2017, concedemos o reajuste vinculado a melhoria no transporte, compra de novos ônibus e o pagamento dos impostos, como Imposto Sobre Serviço (ISS). Mas o transporte coletivo em geral está muito ruim e não há motivo para um novo reajuste de tarifa.

(Fonte: Diário do Vale)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *