Notícias

Prefeito eleito de Araras diz que tratamento de esgoto, moradias e segurança são prioridades


Junior Franco (DEM) afirmou nesta segunda-feira (29) que desafio nos próximos dois anos de mandatos é dar continuidade aos projetos.

Eleito prefeito de Araras (SP) no domingo (28), Junior Franco (DEM) afirmou nesta segunda-feira (29) que o desafio nos próximos dois anos de mandatos é dar continuidade aos projetos para a cidade. Uma das prioridades é tratar o esgoto, investir em moradias, segurança e empregos.

Em entrevista ao jornal EPTV1, o prefeito disse que a Comissão Permanente de Licitação do Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Saema) realizou nesta manhã mais uma etapa da licitação para a construção da nova Estação de Tratamento de Esgoto.

A empresa habilitada na licitação, Augusto Velloso Engenharia S/A, apresentou proposta de R$ 21.302.155,70 para dar início às obras ainda este ano.

Desde 2015, a estação de tratamento de esgoto de Araras está parada e os dejetos são despejados no Rio Mogi Guaçu. Após ser multado, o Saema assinou um acordo com a Cetesb para apresentar um plano de saneamento.

Infraestrutura
Junior Franco ressaltou que a administração não está parada e que a cidade precisa gerar oportunidades de trabalho.

Em relação à segurança, o prefeito eleito falou sobre o projeto Muralha Digital, cujo objetivo é instalar mais de 30 câmeras para monitorar a cidade 24h e auxiliar o trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM) e das polícias Civil e Militar.

“Chegaram mais de dez viaturas e vão chegar mais. São ações que estão acontecendo, é importante a população saber que Araras está trabalhando”.

Já sobre a questão de moradias populares, Junior Franco disse que foram entregues 130 apartamentos no CDHU e outros 150 que foram sorteados serão entregues também. Outras 700 casas próprias serão construídas na cidade e há um projeto de lotes urbanizados para os próximos dois anos.

Eleição

Junior Franco foi eleito com 31.107 votos, 47,82% dos válidos. A diferença para o segundo colocado Bonezinho Corrochel, foi de 2.640 votos. O candidato do PTB teve 28.467 votos. Daniel Barros (PRTB) foi o menos votado e teve 5.471 votos (8,41% dos votos válidos).

Os votos brancos foram 4.125 (5,32%); nulos somaram 8.427 votos (10,86%). A abstenção foi de 20,28%, o equivalente a 19.744 eleitores.

Candidatura negada
A eleição suplementar para prefeito foi necessária porque o prefeito eleito em 2016, Pedrinho Eliseu Filho (PSDB) teve a candidatura negada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) com base na lei de Ficha Limpa, dois meses depois de ter sido eleito, por ter sido condenado por abuso de poder econômico.

Ele foi cassado em 2008, quando ocupava a prefeitura de Araras. Na época, a Justiça o havia proibido de disputar eleições até 2011, mas a Lei da Ficha Limpa que tinha entrado em vigor um ano antes estabeleceu que candidatos punidos ficassem oito anos sem poder concorrer, o que tornou o prefeito inelegível nas eleições de 2016.

Eliseu Filho teve seu requerimento de registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral de Araras, e a sentença foi mantida pelo TRE. Porém, com a concessão de liminar, ele foi empossado prefeito em 1º de janeiro de 2017. Em abril deste ano, o TSE cassou a liminar que mantinha o prefeito no cargo e determinou novas eleições.

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *