Notícias

Governo realiza licitação da PPP do Centro de Convenções na segunda (23)

As propostas de licitação da concessão de uso do Centro de Convenções de Teresina serão abertas às 9h da segunda-feira (23), no auditório da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seadprev), localizado no Centro Administrativo, 2º andar. O projeto foi elaborado pela Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) com o intuito de que a iniciativa privada modernize, explore, opere e mantenha o equipamento pelos próximos 25 anos.

“Estamos torcendo para que tudo ocorra da melhor forma possível. Elaboramos um projeto e um edital bem competitivo, dando margem para que as empresas possam participar de forma ampla e irrestrita. A ideia é que ainda em setembro a gente conclua o processo licitatório, passe para a assinatura do contrato e, enfim, faça com que o Centro de Convenções, a partir da gestão da iniciativa privada, seja concluído e comece a operar”, comenta Viviane Moura, superintendente de Parcerias e Concessões do Estado.

O projeto está estruturado considerando, principalmente, a gestão do equipamento, por meio da promoção e fomento à realização de eventos, como feiras, congressos, seminários e outros. A empresa que assumir a concessão terá que concluir o restante da obra, equipar e mobiliar o Centro de Convenções. Essa infraestrutura vai contribuir para o desenvolvimento do turismo de negócios e serviços da capital.

A licitação, na modalidade de concorrência pública, com inversão de fases, terá como critério de julgamento o maior percentual de outorga. O edital e as informações do projeto estão disponíveis no site www.ppp.pi.gov.br ou na sede da Suparc.

Piauí Shopping Center Modas

A concessão de uso do Piauí Shopping Center Modas está com sessão de licitação prevista para o dia 21 de outubro. O projeto prevê a reforma, ampliação, modernização, operação e manutenção do Pavilhão de Feiras e Eventos Governador Guilherme Mello, transformando em shopping vocacionado e popular.

O Piauí Shopping Center Modas está localizado em Teresina, no cruzamento das BRs 316 e 343, uma área estratégica e privilegiada com a circulação de aproximadamente 15 mil veículos diariamente. Atualmente, o espaço conta com 134 unidades comerciais e forte comércio no setor de vestuário e calçadista. O prazo de concessão será de 25 anos e o privado terá o período de 12 meses para promover as obras de requalificação do local.

“A gente já vem trabalhando esse projeto há algum tempo, inclusive em parceria com os lojistas. A previsão é que a gente conclua todo esse processo ainda no mês de outubro e tenha a assinatura do contrato em novembro. O propósito desse projeto é revitalizar o equipamento, por meio da reforma e modernização, para atender ao setor de micro e pequenos empresários que atuam com produção própria no setor têxtil, no setor de calçados e que precisam de um lugar mais adequado para comercializar seus produtos. É fomentar esse segmento da economia do Piauí”, pontua a superintendente de PPP do Estado.

Consulta Pública

Segue até o dia 07 de outubro o prazo para consulta pública do projeto de concessão de uso do Complexo Hoteleiro Serra da Capivara, localizado em São Raimundo Nonato. As informações sobre o projeto estão disponíveis no site da Suparc (www.ppp.pi.gov.br) e a audiência pública está marcada para o dia 02 de outubro, às 09h, no auditório da Seadprev, no Centro Administrativo.

“Esse é um projeto extremamente estratégico para o turismo do estado, sobretudo do turismo da região da Serra da Capivara. Nós temos um dos parques mais significativos no que diz respeito à história da humanidade e exploramos pouco do ponto de vista turístico. Isso porque ainda não temos a infraestrutura necessária, e o hotel faz parte desses equipamentos que são necessários para fomentar o turismo naquela região”, podera Viviane Moura. Segundo ela, a fase da consulta e audiência pública é importante para que o Estado possa ouvir a avaliação do mercado sobre o projeto e a forma como foi estruturado.

A expectativa é de que o processo de licitação e a contratação da empresa ocorram ainda neste ano. “As perspectivas de retorno financeiro para o parceiro privado com esse projeto são amplas, especialmente diante da localização do complexo hoteleiro e da carência de hotéis com padrão semelhante ao que está sendo proposto pela PPP. Além disso, essa é uma região com grande potencial turístico, com estradas de acesso em bom estado e com aeroporto internacional”, finaliza Viviane.

(Fonte: Cidade Verde)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *