Notícias

Ex-dirigente no setor nuclear da China é condenado por corrupção

Ex-presidente da Corporação Nacional de Importação e Exportação Técnica, foi condenado a 20 anos de prisão por divulgar segredos de Estado em meio a uma licitação para a venda de reatores nucleares.

Um ex-presidente da principal empresa chinesa de energia nuclear foi condenado nesta sexta-feira à prisão perpétua por ter recebido subornos, disse a agência de notícias estatal Xinhua.

 

 

Kang Rixin, de 57 anos, “foi condenado por ter abusado do seu poder, permitindo lucros para terceiros, recebendo enormes subornos”, informou a Xinhua, citando um tribunal de Pequim. Em outubro, o ex-executivo da Corporação Nuclear Nacional da China já havia sido desligado do Partido Comunista, no qual chegou a participar do influente Comitê Central, com um cargo equivalente ao de ministro de Estado.

 

Ele é o segundo funcionário de uma estatal energética a ser punido por corrupção neste ano. Em agosto, Jiang Xinsheng, ex-presidente da Corporação Nacional de Importação e Exportação Técnica, que constrói usinas nucleares, foi condenado a 20 anos de prisão por divulgar segredos de Estado em meio a uma licitação para a venda de reatores nucleares, segundo a Reuters apurou.

 

A imprensa chinesa não noticiou a condenação de Jiang, aparentemente por envolver segredos de Estado. Em outro escândalo de corrupção, Li Haitao, que supervisionava o patrimônio cultural de uma antiga mansão imperial em Chengde (norte), foi executado nesta sexta-feira, depois de ser condenado por roubar e vender relíquias culturais.

 

Por Benjamin Kang Lim | Reuters

(Fonte: Estadão.com)

Related posts
Notícias

Operação 'Carona Sinistra' investiga fraudes em licitação de publicidade e apropriação de dinheiro público em Itaúna

Gaeco, MP, polícias Civil e Militar estão envolvidos na ação que cumpriu 13 mandados de busca e…
Read more
Notícias

Câmara de Uberlândia promulga resolução que confirma licitação para 100% das verbas indenizatórias

Resolução ocorreu após os gastos de alguns vereadores terem sido questionados pelo Ministério…
Read more
Notícias

São Paulo faz consulta pública para licitação que busca gestor de ciclofaixas de lazer

As ciclofaixas de lazer estão inoperantes na cidade de São Paulo desde setembro. As faixas…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *