Notícias

Ex-dirigente no setor nuclear da China é condenado por corrupção

Ex-presidente da Corporação Nacional de Importação e Exportação Técnica, foi condenado a 20 anos de prisão por divulgar segredos de Estado em meio a uma licitação para a venda de reatores nucleares.

Um ex-presidente da principal empresa chinesa de energia nuclear foi condenado nesta sexta-feira à prisão perpétua por ter recebido subornos, disse a agência de notícias estatal Xinhua.

 

 

Kang Rixin, de 57 anos, “foi condenado por ter abusado do seu poder, permitindo lucros para terceiros, recebendo enormes subornos”, informou a Xinhua, citando um tribunal de Pequim. Em outubro, o ex-executivo da Corporação Nuclear Nacional da China já havia sido desligado do Partido Comunista, no qual chegou a participar do influente Comitê Central, com um cargo equivalente ao de ministro de Estado.

 

Ele é o segundo funcionário de uma estatal energética a ser punido por corrupção neste ano. Em agosto, Jiang Xinsheng, ex-presidente da Corporação Nacional de Importação e Exportação Técnica, que constrói usinas nucleares, foi condenado a 20 anos de prisão por divulgar segredos de Estado em meio a uma licitação para a venda de reatores nucleares, segundo a Reuters apurou.

 

A imprensa chinesa não noticiou a condenação de Jiang, aparentemente por envolver segredos de Estado. Em outro escândalo de corrupção, Li Haitao, que supervisionava o patrimônio cultural de uma antiga mansão imperial em Chengde (norte), foi executado nesta sexta-feira, depois de ser condenado por roubar e vender relíquias culturais.

 

Por Benjamin Kang Lim | Reuters

(Fonte: Estadão.com)

Related posts
Notícias

Prefeito terá 5 dias para explicar irregularidades em licitação de R$ 884 mil

Processo foi aberto para compra de materiais de expediente didático e pedagógico O prefeito de…
Read more
Notícias

TJMT recebe recomendações do Tribunal de Contas sobre licitações

Julgada procedente pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) uma Representação de Natureza…
Read more
Notícias

DAE Jundiaí abre licitação para uso das lanchonetes do Parque da Cidade

Resultado será divulgado no dia 30 de junho de 2020 A DAE Jundiaí divulgou licitação aberta para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *