Notícias

Dilma manda suspender licitações e projetos da Ferrovia Centro Oeste

O motivo seria o preço inflado dos primeiros lotes das obras, apontado em levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

 

 

A presidente Dilma Rousseff determinou, ao ministro dos Transportes, Paulo Passos, a suspensão das licitações e de qualquer projeto que envolva a Ferrovia da Integração do Centro Oeste (Fico), que deveria ligar Lucas do Rio Verde (350 km de Cuiabá) à Ferrovia Norte Sul, em Goiás. O motivo seria o preço inflado dos primeiros lotes das obras, apontado em levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Olhar Direto apurou no site da Valec Engenharia administradora da malha ferroviária do país que os editais já foram suspensos. Além da Fico, a autarquia também suspendeu projetos em trechos da Ferrovia Norte Sul, além de projetos ambientais em torno da ferrovia.

Na visita a Lucas do Rio Verde, em maio, o então presidente da Valec, José Francisco das Neves, o Juquinha, anunciou com entusiasmo que o trem apitaria no município em dezembro de 2012. Um terminal de cargas estava programado em Lucas, para carregar os vagões com grãos produzidos nas regiões Médio Norte e Norte de Mato Grosso.

A Fico estava planejada para ser executada em duas etapas. A primeira fase começaria em Campinorte (GO), onde se integra à Ferrovia Norte-Sul. Dali, a ferrovia cortaria o Estado de Mato Grosso, passando por Água Boa, até chegar a Lucas do Rio Verde, num trecho de 1.040 quilômetros. Nesta etapa o investimento previsto era de R$ 4,1 bilhões, recurso que sairia do Programa de Aceleracao do Crescimento (PAC).

 

(Fonte: Olhar Direto)

Related posts
Notícias

Prorrogado o prazo para consulta da licitação das obras da usina Angra 3

A Eletronuclear prorrogou até o próximo dia 17 de maio a consulta pública sobre licitação para…
Read more
Notícias

Prefeitura anuncia licitação para concessão do sistema de água e esgoto em Concórdia

Concórdia – O prefeito Rogério Pacheco confirmou que a Prefeitura de Concórdia irá lançar…
Read more
Notícias

Licitação para revitalização da Avenida Jk recebe duas propostas

Empresa responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas é uma das concorrentes. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *