Notícias

Código Florestal provoca novo bate-boca no plenário da Câmara

A discussão de um requerimento apresentado pela oposição para forçar a votação do novo Código Florestal, levou o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza  e o ACM Neto, a discutirem na tribuna da Casa.

 

A discussão de um requerimento apresentado pela oposição para forçar a votação do novo Código Florestal na sessão desta terça-feira (17) levou o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), e o líder do DEM, ACM Neto (BA), a discutirem na tribuna da Casa.

 

Ao defender a aprovação do requerimento que, se aprovado, colocaria o texto do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) em votação nesta terça, ACM Neto criticou Vaccarezza por ter supostamente descumprido o acordo que previa a votação do Código Florestal na semana passada.

 

O líder do DEM afirmou que Vaccarezza tinha faltado com a palavra e havia evitado a votação do código para preservar o próprio cargo de líder do governo. Entre o cargo público e a palavra, fique com a palavra, deputado Vaccarezza, afirmou ACM Neto, lembrando o ex-deputado Luís Eduardo Magalhães, que quando foi líder do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso teria ameaçado deixar o cargo para não descumprir um acordo firmado na Câmara.

 

Irritado com as críticas de ACM Neto, Vaccarezza foi à tribuna da Casa para afirmar que as declarações do líder do DEM eram uma declaração de guerra. A fala do deputado ACM Neto é uma declaração de guerra. E quero dizer que aceito essa guerra. Não sou do tipo que o deputado ACM Neto pensa que eu sou. Não estou na liderança do governo para garantir cargo, rebateu Vaccarezza.

 

A troca de farpas entre os líderes do governo e da oposição fez com que a sessão na Câmara fosse encerrada pela 1ª vice-presidente da Casa, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES). Ela decretou o fim da sessão antes do início da votação do requerimento do DEM, que solicita uma sessão extraordinária exclusivamente para a votação do Código Florestal.

 

Rose de Freitas esclareceu que o Regimento Interno atribui ao presidente da Casa a prerrogativa de decidir o dia e o horário de realização dessa sessão. Em razão disso, mesmo que o requerimento seja aprovado, a sessão extraordinária poderá ficar para outro dia.

 

Na sessão desta terça, o governo pretendia fazer a leitura do relatório da Medida Provisória 517, que poderia receber uma emenda para incluir a aprovação de um regime especial de licitações para obras do Mundial de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016. Os líderes partidários devem realizar uma nova reunião na manhã desta quarta para definir a pauta.
“Canalha, traidor”

 

Na sessão do dia 11 de maio, quando a base governista tentou começar a análise do texto do novo Código Florestal, uma suspeita de fraude no texto final do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP) provocou uma troca de insultos.

 

A confusão começou quando o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP), disse na tribuna que o texto final apresentado por Aldo Rebelo havia sido alterado com relação ao que foi acordado em reunião de líderes às 21h.

 

Em seguida, a ex-senadora do PV Marina Silva postou no microblog Twitter: “Estou no plenário da Câmara. Aldo Rebelo apresentou um novo texto, com novas pegadinhas, minutos antes da votação. Como pode ser votado?!”

 

Aldo Rebelo, então, pediu a palavra e disse: “A fala infeliz do deputado Paulo Teixeira (de que Aldo havia alterado o texto em relação ao acordo) deu razão para a ex-senadora Marina Silva, que postou em seu Twitter que eu fraudei o texto. Quem fraudou contrabando de madeira foi o marido de Marina Silva.”  Rebelo se referia a reportagens publicadas no ano passado sobre o suposto envolvimento do marido de Marina, Fábio Lima, em fraudes contra o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

O deputado Alfredo Sirkis (PV-RJ) então, gritou para Aldo Rebelo: “Canalha, traidor! Se vendeu para os ruralistas.” Sirkis coordenou a campanha à Presidência de Marina Silva em 2010.

(Fonte: ExpressoMT – A Notícia em Primeira Mão)

Related posts
Notícias

Hospital de Cuidados Paliativos terá licitação para selecionar OS; entrega de unidade deve ser feita no 2º semestre

O Hospital de Cuidados Paliativos em Salvador terá uma nova data para ser inaugurado. No último…
Read more
Notícias

Prefeitura de Ladário convoca 2ª colocada em licitação para retomar obras no Estádio Vicente Fortunato

Ladário(MS)- As obras de reforma e ampliação do Estádio Municipal Vicente Fortunato, em…
Read more
Notícias

Licitação para contratar empresa que revitalizará asfalto da avenida Goiânia será no dia 16

O valor máximo estabelecido para a obra foi de R$ 1.583.302,03 Uma obra de recapeamento asfáltico…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *