Notícias

Adiamento do trem bala será confirmado hoje

Outro motivo do adiamento é a viagem da presidente Dilma Rousseff à China no dia 11, exatamente quando ocorreria o leilão. Apesar de os chineses terem declarado à ANTT que querem participar do trem-bala apenas como fornecedores ou construtores, Figueiredo admitiu que a visita de Dilma à China pode reverter esse quadro.

 

PARA ENTENDER
Pedidos de atraso marcam o projeto
No fim de novembro, diante do risco de ter apenas um concorrente, os coreanos, na disputa pelo projeto, orçado em mais de R$ 33 bilhões, a ANTT adiou o leilão do trem-bala de 16 de dezembro para 11 de abril.

 

A ANTT disse, na ocasião, que quatro grupos de empresas fizeram “manifestações concretas e objetivas” de que iriam participar da licitação.

 

As pressões para o governo desistir de realizar a licitação partiram tanto das empresas estrangeiras, que detêm a tecnologia de fabricação, quanto de entidades empresariais, como a Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer). Muitas empresas preferiam aguardar o resultado das eleições, já que o candidato José Serra (PSDB) era contra o TAV.

 

Quatro meses depois, a história se repete. A ANTT recebeu três pedidos formais de adiamento: um da francesa Alstom, fornecedora de equipamentos, um da Ad-Trem, que agrega os fabricantes de trens e outro da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer). A espanhola Talgo fez o pedido à agência e os coreanos enviaram um documento solicitando alteração de alguns pontos no edital.

 

Por: Karla Mendes / BRASÍLIA
(Fonte: O Estado de S.Paulo)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Campinas abre licitação para obras em vias públicas

Obras serão direcionadas para a Avenida Suaçuna e Rua Armando Frederico Renganeschi; valor total…
Read more
Notícias

Licitação da Praça da Igreja Matriz é lançada em Anita Garibaldi

A informação foi confirmada pelo Prefeito, João Cidinei da Silva. A Prefeitura Municipal de Anita…
Read more
Notícias

Petrobras anuncia licitação para voltar a produzir petróleo no Amazonas

Companhia prevê contratação de quatro sondas terrestres para projetos na Bahia e no Amazonas. A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *