Notícias

Tribunal de Justiça manda suspender nova licitação do tapa-buraco em Campo Grande

Certame anterior, que poderia ter sido alterado, foi cancelado

Desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul mandaram suspender nova licitação aberta pela prefeitura para o serviço de tapa-buraco em Campo Grande. A decisão é consequência de recurso movido por representante da empresas que venceu licitação anterior. Isto porque este certame, que poderia ter sido apenas alterado, foi cancelado pela administração municipal.

No recurso, o advogado Thiago Miotello Valieri, que representa a Reiter Serviços Eireli-ME, explica que entrou com mandado de segurança contra o diretor geral de compras e licitações do município pedindo que a nova licitação fosse cancelada, mas o pedido de liminar para suspensão do processo foi negado. Inconformado com a decisão, ele entrou com recurso.

O advogado explica que o certame nº 010/2016 foi cancelado pela prefeitura sob a justificativa que os valores apresentados eram muito altos. Nesta licitação, a empresa vencedora foi a Reiter.

O problema, segundo Valieri, é que algumas cláusulas do edital publicado pela prefeitura foram desconsideradas nesta decisão de cancelar o primeiro certame e abrir outro. A principal delas previa a revisão do valor inicial atualizado do contrato em até 25%.

Na primeira licitação, 010/2016, o valor total do contrato é de R$ 51 milhões. O preço do novo certame nº 004/2017 fechou em pouco mais de R$ 47 milhões. “Ou seja, ocorreu uma alteração contratual que não chega nem sequer em 10% do valor anteriormente contratado, demonstrando a ilegalidade da justificativa apresentada pela administração pública”, declara o advogado.

Valieri entrou com liminar para cancelar a nova licitação, mas o pedido foi negado pelo juiz Ricardo Galbiati, da 2ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos de Campo Grande.

O advogado acionou a 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça e o recurso foi aceito por unanimidade. Conforme o relator do processo, desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva o novo processo licitatório deve ser suspenso, até julgamento final do recurso.

(Fonte: Correio do Estado)

Related posts
Notícias

Raquel Lyra lança licitação para construção de 51 Centros de Educação Infantil

A iniciativa faz parte do Juntos pela Educação e irá beneficiar alunos de 0 a 5 anos em 42…
Read more
Notícias

Municipalismo: publicado resultado da licitação para revitalizar Parque da Lagoa Comprida

O projeto visa melhorar a infraestrutura urbana da área Aquidauana vai dar um passo significativo…
Read more
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *