Notícias

Três meses após o início das aulas, alunos estão sem uniformes em Barretos, SP


Secretaria de Educação alega que mudanças na licitação, feitas a pedido do Ministério Público, atrasaram a distribuição dos kits na rede municipal.

Já á faz três meses desde o início das aulas na rede municipal de Barretos (SP) e Arthur Ribeiro da Silva, de 10 anos, continua indo à escola com roupas comuns porque os uniformes novos, distribuídos sempre em janeiro, ainda não foram entregues.

“Eu pedi uniforme, mas não deram. Pediram na escola que a gente desse os uniformes do ano passado, do ano retrasado, para as crianças pequenas usarem. Nós demos e ficamos sem. Eu tenho que vir todo dia com roupa de sair para outros lugares”, afirma o garoto.

Ao todo, a rede municipal conta com 12,8 mil estudantes e só parte deles, em quatro escolas, receberam uniformes que estavam no estoque, sobra dos anos anteriores. A Prefeitura alega que mudanças no processo de licitação atrasaram a entrega.

A dona de casa Regiane Andrea Martins tem um filho matriculado na pré-escola e conta que, logo na primeira semana de aula, recebeu um comunicado informando que os uniformes seriam distribuídos em março. Mas, a promessa não se concretizou.

“Até hoje, nenhuma satisfação, nem da escola, nem do prefeito. Meu filho não tem nenhum uniforme para ir à escola. Ele acaba ficando o dia inteiro [no colégio] e à tarde no projeto, então costuma sujar duas roupas”, afirma.

Estudante do quarto ano do ensino fundamental, Marcele Simiano, de 9 anos, enfrenta a mesma situação. Mãe da menina, a dona de casa Marcelita Delarcos Simiano reclama que o uniforme do ano passado, além de não servir mais, está manchado.

“Ela vai com a roupa normal e, às vezes, com o uniforme do ano passado, que já está apertado, mas é a única opção. Infelizmente, às vezes, ela tem que ir com roupas que não se adaptam muito à escola, então a gente passa por esse constrangimento”, diz.

Marcelita também critica a redução nas peças fornecidas: as camisetas sem manga foram retiradas do kit. Agora, os alunos recebem uma camiseta com manga, uma calça de frio, um casaco, um par de tênis, além de bermuda, para os meninos, e short-saia, para meninas.

“A única coisa que eles falam é que o prefeito fala que vai chegar tal dia, manda bilhete, a gente assina, e nunca chega. Nesse ano, o material também foi diferente. No ano passado, o material foi melhor, agora foi muito escasso também”, afirma.

Mudança na licitação
A secretária de Educação, Valéria Recco, explica que o atraso na distribuição dos uniformes ocorreu devido a mudanças feitas no processo de licitação, que teve início em novembro do ano passado, a pedido do Ministério Público.

“Tivemos problemas com algumas empresas que, por conta dessas alterações, entraram com recurso e nós tivemos que responder a todos eles. Seguimos todos os trâmites e, para que a gente não tivesse nenhum problema jurídico, seguimos todo o prazo recomendado”, diz.

Ainda segundo Valéria, a licitação deve ser homologada esta semana. A partir daí, a empresa vencedora terá 15 dias para fornecer as peças de roupas. A secretária afirma ainda que o kit de uniforme fornecido pela Prefeitura de Barretos é o mais completo da região.

“Acredito que a única diminuição é que tinha também a camiseta sem manga. Essa camiseta não era muito utilizada. Nós optamos, até por conta de toda a situação econômica do país, que não havia a necessidade de entregar dois itens desse uniforme. Mas, se realmente as mães acharem que isso irá mesmo fazer falta, nós podemos pensar nessa possibilidade”, finaliza.

(Fonte: g1)

Related posts
Notícias

Raquel Lyra lança licitação para construção de 51 Centros de Educação Infantil

A iniciativa faz parte do Juntos pela Educação e irá beneficiar alunos de 0 a 5 anos em 42…
Read more
Notícias

Municipalismo: publicado resultado da licitação para revitalizar Parque da Lagoa Comprida

O projeto visa melhorar a infraestrutura urbana da área Aquidauana vai dar um passo significativo…
Read more
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *