Notícias

Transporte coletivo será licitado pela primeira vez em Barbacena, MG

Nunca foi feita uma licitação do transporte público no município, diz prefeito. Também estão previstas licitação de mototáxis e regularização de vans.

O transporte público de Barbacena, no Campo das Vertentes, passará por uma  licitação. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, o edital para contratação da nova empresa para a prestação do serviço deve ser publicado até o fim desta semana. A proposta é ajustar as deficiências do setor, ampliar o itinerário dos ônibus e buscar o menor valor da tarifa. A administração municipal prepara também outra licitação para distribuição de permissões e regulamentação do serviço de mototáxi, que existe há mais de uma década na cidade. Além disso, a Prefeitura planeja fazer a municipalização do trânsito em Barbacena e regularizar o transporte de vans de transporte alternativo.

 

A auxiliar de serviços gerais Kátia Aparecida dos Santos utiliza o transporte todos os dias para ir ao trabalho, mas reclama de alguns atrasos. “Às vezes ele demora meia hora e, quando passa, já vem lotado”, reclamou.

 

De acordo com o prefeito,Toninho Andrada, nunca foi feita uma licitação do transporte público no município, o que está previsto na Constituição Federal. Ele afirma que esta é a primeira fase de uma reestruturação do trânsito de Barbacena e que já foi feito um trabalho para identificar as necessidades dos usuários, determinando linha por linha, os pontos de parada, a questão dos horários, o tipo de ônibus e a qualidade do serviço. “Existem ruas e bairros em que os ônibus grandes não transitam, então terão que ser utilizados ônibus menores. Teremos também que desenvolver um trabalho para atender os deficientes. Tudo isso estará no edital de licitação para que o contrato seja feito de uma maneira clara, transparente e segura”, explicou.

 

Ainda segundo o prefeito, a licitação irá considerar o preço da passagem. O município conta com mais de 850 mototáxis, conforme informou a Subsecretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, que é uma alternativa ao transporte coletivo. “Dentro de 30 a 60 dias, no máximo, nós estaremos agindo nesse setor”, garantiu o prefeito.

 

A Prefeitura de Barbacena pretende ainda fazer a municipalização do trânsito da cidade. Se isso ocorrer, o Executivo passará a ser a responsável por todo o gerenciamento, inclusive a fiscalização.  A previsão é a de que o processo de municipalização deva ser finalizado até o início do próximo ano.“Nós vamos centralizar dentro do município toda a política de controle do sistema. A solução fica imediata no próprio território. Isso dá mais agilidade, eficiência e transparência”, informou.

 

Ainda de acordo com a administração, a frota total de Barbacena se aproxima dos 60 mil veículos, o que representa quase um para cada dois moradores. No último dia 17, o prefeito assinou um decreto proibindo a circulação de vans na cidade. A estimativa é de que elas cheguem a cem. Também foi encaminhado à Câmara de Vereadores um projeto para regularizar o serviço.

 

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Raquel Lyra lança licitação para construção de 51 Centros de Educação Infantil

A iniciativa faz parte do Juntos pela Educação e irá beneficiar alunos de 0 a 5 anos em 42…
Read more
Notícias

Municipalismo: publicado resultado da licitação para revitalizar Parque da Lagoa Comprida

O projeto visa melhorar a infraestrutura urbana da área Aquidauana vai dar um passo significativo…
Read more
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *