Notícias

Terminal de Cargas do Pecém tem licitação iniciada

A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) iniciou ontem o processo de licitação dos estudos ambientais para a instalação do Terminal Intermodal de Cargas 

 

A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) iniciou ontem o processo de licitação dos estudos ambientais para a instalação do Terminal Intermodal de Cargas (TIC), a ser construído no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). O novo empreendimento tem investimento ainda a ser definido através de uma Parceria Público-Privada (PPP).

 

A Ampla Engenharia Assessoria Meio Ambiente e Planejamento Ltda. Foi a única empresa a comparecer no certame, ocorrido ontem na Central de Licitações, da Procuradoria-Geral do Estado (PGE). A empresa entregou os documentos de habilitação e a proposta comercial para a realização do serviço.

 

Conforme a ata da reunião, o resultado da fase de habilitação será divulgado em outra sessão pública, cuja data ainda será definida. O envelope com a proposta comercial seguirá fechado pela comissão. A empresa a ser escolhida será responsável por fazer o Estudo de Impacto Ambiental do TIC, assim como seu respectivo Relatório (EIA/Rima). Os documentos são necessários para que se possa iniciar o processo de licenciamento ambiental.

 

Projetos sendo finalizados

 

De acordo com a Seinfra, os projetos de engenharia estão em fase final de elaboração. O empreendimento deverá abranger os municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante. O objetivo do TIC é a instalação de facilidades que possibilitem a prestação de serviços logísticos de apoio às empresas instaladas no Cipp, ou que movimentem cargas no Porto do Pecém. O Intermodal deverá dar apoio às atividades portuárias complementares, evitando que surjam futuramente gargalos logísticos.

 

Histórico

 

Na prática, o TIC será uma ponto de ligação entre as mercadorias que chegam do mar, através do porto, com aquelas que vêm por terra, nos modais rodoviário e ferroviário. O projeto do TIC estava incluído no Plano Plurianual 2012-2015 do Estado. A Construtora Andrade Gutierrez iniciou, ainda em 2012, os estudos para uma PPP para o TIC, prevendo, à época, que poderia haver uma parceria internacional. A definição de como se dará a PPP ainda não foi divulgada.

 

Estrutura

 

Conforme a Seinfra, a proposta é que o TIC deva ter as seguintes estruturas: truck center (composto por estacionamento, refeitório, borracharia, oficina, loja de autopeças, banheiros, pousada, sala de negociação, área de lazer, entre outras atividades); Pré-gate (área destinada ao controle preliminar de acesso ao porto do Pecém); e Parque de Tancagem, que será composta por tanques de armazenagem de combustíveis líquidos claros, armazenagem de Gás Liquefeito de Petróleo -GLP, tubovias (para interligação do Porto do Pecém ao TIC) e adequação do Berço 4 e do píer 2 do Porto.

 

(Fonte: Diário do Nordeste CE)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *