O presidente da EcoRodovias também tem dúvidas sobre um aspecto operacional fundamental do leilão: o fato de que a disputa pelos três aeroportos será simultânea, mas um mesmo grupo não poderá operar mais de um aeroporto. “Não entendemos muito bem como funcionará a disputa viva-voz”, disse.
De acordo com Seras, a preferência da EcoRodovias e da Fraport é pelo aeroporto de Guarulhos, em primeiro lugar, e o de Viracopos, em segundo. “Eles têm uma boa combinação entre o transporte de passageiros e o de carga.”
O executivo também não descarta a negociação com terceiros para formação de um consórcio. “Já conversamos com outros interessados, mas todo mundo está conversando com todo mundo no mercado. Não há nada definido.” Segundo ele, no momento a EcoRodovias e a Fraport estão focadas em concluir o estudo técnico e contratar consultores financeiros.
Questionado sobre o fato de a minuta do edital conter uma cláusula que impede empresas que tenham apresentado estudos à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de participar do leilão, Seras disse que, a priori, não acha correto. “O governo incentivou essas empresas a apresentarem seus estudos para auxiliar na formatação da modelagem. Não faz sentido agora elas serem penalizadas com essa imposição. Dessa forma, ninguém mais compartilhará seus estudos com o governo”, afirmou.
Por: SILVANA MAUTONE – Agencia Estado
(Fonte: Estadão)