Notícias

Suspensa licitação por prática de sobrepreço em serviços que seriam do Estado


As irregularidades apontadas foram além de custear serviços que devem ser executados

Por abrir licitação para contratação de empresa para prestar serviços de manutenção em ponte de madeira, cuja responsabilidade é do Governo do Estado, o conselheiro interino do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Luiz Henrique Lima, suspendeu o Pregão Presencial nº 06/2018 da Prefeitura de Aripuanã. O relator ainda apontou, na sessão desta terça-feira (30) outras irregularidades no certame, entre elas a prática de sobrepreço.

A ponte de madeira em questão, que passa sobre o Rio Aripuanã, tem aproximadamente 200 metros de extensão e está localizada na MT-208. Assim, para evitar um dano maior ao erário municipal, o conselheiro expediu a medida cautelar, que foi homologada na sessão do Tribunal Pleno desta terça-feira (Processo nº 296627/2018). “Esse registro de preço para contratação desses serviços poderia custar quase R$ 1 milhão aos cofres municipais”.

As irregularidades apontadas foram além de custear serviços que devem ser executados pela Secretaria de Estado de Infraestrutura. A equipe da Secex de Obras e Serviços de Engenharia constatou que alguns itens no termo de referência, como por exemplo a cravação de estacas (pilares), utilizando apenas o equipamento e mão de obra, está 1.956,27% superior ao preço praticado pela Prefeitura de Rondonópolis.

O edital também não exigia projeto básico e parecer técnico assinado por engenheiro ou arquiteto, devidamente aprovado por autoridade competente. Nem mesmo documento de habilitação para comprovar a qualificação técnica das empresas.

Diante dos apontamentos, o Pleno do TCE-MT determinou ao prefeito de Aripuanã, Jonas Rodrigues da Silva, e ao secretário municipal de Infraestrutura, José Augusto Martins, o imediato cumprimento da decisão, suspendendo pagamentos à empresa Valdevino Schrok Plaster – ME até que seja apresentada a planilha detalhada de custo de cada um dos serviços até então executados.

Na decisão, Lima ainda determinou a notificação da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), para que tome conhecimento e adote as providências cabíveis.

(Fonte: TOP News)

Related posts
Notícias

Raquel Lyra lança licitação para construção de 51 Centros de Educação Infantil

A iniciativa faz parte do Juntos pela Educação e irá beneficiar alunos de 0 a 5 anos em 42…
Read more
Notícias

Municipalismo: publicado resultado da licitação para revitalizar Parque da Lagoa Comprida

O projeto visa melhorar a infraestrutura urbana da área Aquidauana vai dar um passo significativo…
Read more
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *