Notícias

Start-up potiguar ganha licitação da Petrobras para sistema de IA em controle de água

Ferramenta será usada em torres de resfriamento de usinas termelétricas da empresa

A start up potiguar Turinga venceu a licitação da Petrobras para desenvolver um sistema que monitora a qualidade da água com uso de Inteligência Artificial. O edital faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras e o objetivo é usar o sistema em torres de resfriamento de usinas termelétricas da empresa.

O projeto recebe um aporte de R$ 9,7 milhões e deve ser concluído até junho de 2026.

A Turinga já tem um sistema de monitoramento da água que é utilizado pela Petrobras, mas sem o uso da Inteligência Artificial.

“É uma tecnologia 100% desenvolvida no Rio Grande do Norte que pode ser usada em qualquer setor da indústria que precise monitorar os parâmetros da água, como viveiros de camarão, por exemplo”, explicou Rodrigo Souza, sócio da Turinga.

Nesta primeira versão o sistema avalia os parâmetros da água, gera um relatório e, a partir daí, uma pessoa aplica o produto necessário para tratamento, de acordo com as informações coletadas pela ferramenta.

Com a inserção da Inteligência Artificial o processo de monitoramento passa a ser totalmente automatizado. O sistema identifica os parâmetros da água, alerta se está bom ou ruim, e libera a aplicação do produto necessário para tratamento.

“Nesse novo formato o sistema identifica e corrige o problema sem necessidade de intervenção humana”, explica Rodrigo.

O uso nas termelétricas

O tratamento de água em uma usina termelétrica pode ser considerado tão importante quanto a manutenção das unidades geradoras em si.

Problemas como incrustações, danos por corrosão e acúmulo de material orgânico e lama, podem causar não só perda de eficiência como sérios danos funcionais e estruturais às torres e equipamentos associados, resultando em perda de geração elétrica ou até mesmo indisponibilidade nas usinas, além de altos custos de manutenção corretiva.

Dentre os vários sistemas que utilizam esta água, destaca-se o sistema de resfriamento cuja função é manter a temperatura dos equipamentos dentro de margens aceitáveis.

Portanto, a água utilizada nesse processo deve ser muito bem tratada e, por isso, necessita de um rigoroso controle para especificação dos seus parâmetros, como: ph, condutividade, turbidez, dentre outros. Nesse contexto, a implementação de um processo contínuo, inteligente e automatizado de controle dos parâmetros da água se torna fundamental.

Sobre a Turinga

A Turinga nasce com mais de 20 anos de experiência já que seus sócios são oriundos de outras empresas da área. No portifólio, a Tringa tem clientes de peso como Petrobras, Rede Mais e Cirne Postos. Com uma equipe multidisciplinar de cientistas e engenheiros a start up cria soluções no mercado de automação industrial, seja com crianção de softwares ou fabricação de hardwares.

O nome Turinga é o “abrasileiramento” de Turing, em homenagem a Allan Turing – considerado o pai da computação.

(Fonte: Agora RN)

Related posts
Notícias

Prefeitura de São Sebastião abre licitação para construção de Terminal de Ônibus

Dia 3 de maio às 10h acontecerá a abertura dos envelopes ‘proposta de preços’ para a…
Read more
Notícias

Licitação para asfaltamento da BR-319 é anunciada pelo DNIT; estrada liga Rondônia ao Amazonas

Projeto visa melhorar conexão entre estados com a reconstrução de trechos críticos da principal…
Read more
Notícias

Licitação para obras de ampliação, revitalização e urbanização do cemitério do Gravatá será nesta quinta-feira (2)

A Prefeitura de Penha estima que, após a licitação, as obras devem iniciar em 30 dias A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *