Notícias

Sete editais da Prefeitura de Vitória com irregularidades, segundo o MPC

O Ministério Público de Contas (MPC) pediu a suspensão de sete licitações da Prefeitura de Vitória.

 

O Ministério Público de Contas (MPC) pediu a suspensão de sete licitações da Prefeitura de Vitória. As concorrências são para contratar empresa para manutenção, pequenas reformas e pequenas obras em várias regiões da Capital, e de acordo com o Ministério há indícios de irregularidades nos editais, que somam mais de R$ 27 milhões.

 

Ainda segundo o MPC, entre as irregularidades estão o chamado contrato guarda-chuva, que é constituído quando o edital não define o objeto licitado. Outra falha encontrada pelo Ministério Público de Contas é quebra do sigilo das propostas, com o conhecimento prévio dos vencedores.

 

O Ministério citou que os editais, foram publicados no final do ano passado e anulados após recomendação, mas, foram republicados com os mesmos erros. Para o MPC os documentos estão irremediavelmente contaminados por vícios gravíssimos e pediu que pediu a Secretaria de Obras suspenda as sete concorrências. A Prefeitura de Vitória não se manifestou sobre o assunto.

 

CPI vai ouvir estudioso do pó preto

A CPI do Pó Preto vai realizar, nesta sexta-feira (06) uma reunião extraordinária para receber o mestre em engenharia ambiental, Israel Pestana Soares. Ele é professor e pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo e mestre em Meio Ambiente. O professor vai falar sobre o que é, de fato, o pó preto, suas particularidades, causas e possíveis problemas causados por ele.

 

Só o começo

A reunião está marcada para 13 horas e vai contar também com a participação de membros da ONG “Juntos Sos Ambiental. O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura danos causados pele pó preto na Grande Vitória, deputado Rafael Favatto (PEN) disse que esse é só o começo dos trabalho, que inclui ouvir especialistas e convocar empresas a participarem dos debates. A reunião extraordinária é aberta à população, que para acompanhar no plenário, deve apresentar um documento de identidade com foto.

 

Apelo no Congresso

E nesta quinta-feira (05), o deputado federal Max Filho (PSDB) discursou em Brasília e declarou que as autoridades estaduais são ineficientes sobre o caos ambiental no Espírito Santo. O parlamentar citou ainda que o sistema público de saúde capixaba arcou com 644 internações por câncer, que custaram R$ 727,8 mil aos cofres públicos, e fez um apelo ao Conselho Nacional do Meio Ambiente e ao Ministério do Meio Ambiente para que avaliem a situação ambiental da Grande Vitória e adotem as providências necessárias”

 

Ação contra temporários

A Defensoria Pública do Estado entrou com uma Ação Civil Pública para obrigar a Prefeitura da Serra a contratar professores aprovados em concurso público. O concurso foi realizado em 2012 e os candidatos procuraram a Defensoria no ano seguinte, informando que o município estaria desprezando os aprovados e contratando temporários. De acordo com a Ação da Defensoria Pública, a Prefeitura da Serra contratou 1.312 professores temporários, somente no ano passado, e convocou apenas 1.195 dos 4.856 aprovados no concurso.

 

Secretaria notificada

A Defensoria afirma que notificou a Secretaria Municipal de Educação pedindo informações. O órgão informa ainda, que o número de servidores contratados temporariamente deve ser igual ou inferior ao número de servidores afastados. Mas, na Serra, o quantitativo de temporários é de 1.312 e o de servidores afastados é de 320, o que representa um saldo de 1.008 contratações indevidas. Ou seja, duas irregularidades.

 

(Fonte: Folha Vitoria)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *