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Secopa cancela licitação para reforma do aeroporto

 

De acordo com o secretário da Copa, Maurício Guimarães, a revogação foi necessária, uma vez que a revisão orçamentária prevê a atualização dos valores e do quantitativo de serviços a que serão contratados.

 

 

Guimarães afirmou que outra licitação será lançada em breve e que o fato não irá incorrer em atraso no cronograma já anunciado pelo Estado, em julho deste ano.

 

 

“Uma nova licitação será lançada nos próximos dias, com base no orçamento atualizado pela Infraero, assegurando a normalidade do certame e a execução das obras dentro do cronograma”, disse.

 

 

Escolha do RDC

 

O RDC foi criado pela Lei 12.462/2011, para agilizar as contratações necessárias à realização do Mundial de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. O processo é mais rápido porque há uma inversão das fases e concentração dos recursos na reta final do processo.

 

 

De acordo com a pasta, ele é opcional e pode ser usado para qualquer obra ou serviço de engenharia que esteja previsto na Matriz de Responsabilidade, assinada entre os governos federal, estadual e municipal.

 

 

Licitação

 

Apenas dois consórcios se interessaram pelo certame. O Consórcio Marechal Rondon, composto pelas empresas Engeglobal Construções, Concremax e Multimetal, apresentou o menor preço para a execução da obra, no valor de R$ 89,350 milhões.

 

 

Já o Consórcio Construtor Equipav-MPD, formado pelas empresas paulistas Equipav Engenharia e MPD Engenharia, apresentou a proposta de R$ 102,496 milhões.

 

 

O Governo do Estado já havia avaliado a obra em aproximadamente R$ 90 milhões e venceria a empresa que apresentasse o menor preço global. O vencedor deveria ser anunciado ainda este mês e a expectativa era de que, já em outubro, as obras fossem iniciadas.

 

 

Obra

 

Com a conclusão das obras previstas nessa terceira etapa de reforma e ampliação do aeroporto, a área construída passará dos atuais 5.460 m² para 13.200 m². A capacidade também subirá de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros ao ano, oferecendo melhor estrutura e segurança durante a Copa de 2014.

 

 

De acordo com o cronograma do Estado, essa etapa da obra tem previsão de entrega para 31 de dezembro de 2013 e está prevista na Matriz de Responsabilidade da Copa de 2014.

 

 

As intervenções no aeroporto abrangem a reforma e ampliação do terminal de passageiros (A, B e C), incluindo instalação de pontes de embarque; reforma e adequação da via de serviço do lado-ar do aeroporto, nova sinalização horizontal do pátio da aeronave; reforma, adequação e ampliação do sistema rodoviário interno do aeroporto; reforma, adequação e ampliação do estacionamento do terminal de passageiros; ampliação da Central de Utilidades; nova área de equipamentos de rampa, no lado-ar do aeroporto; ampliação dos sistemas de infraestrutura básica (redes de energia elétrica, água, esgotos sanitários, águas pluviais e telecomunicações); e construção do estacionamento do novo prédio administrativo da Infraero.

 

 

Atualmente, já está em construção o prédio administrativo da Infraero, que deve ser finalizado em outubro deste ano. Essa obra faz parte da segunda etapa de intervenções previstas para o aeroporto.

 

 

Já em novembro do ano passado, foi entregue o Módulo Operacional Provisório (MOP) para desembarque dos passageiros do aeroporto, que foi a primeira etapa da ampliação do aeroporto.

 

(Fonte: Cenario MT)

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