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São Luiz do Paraitinga abre licitação para terceirizar o Carnaval 2015

Vencedor vai investir na folia e, em contrapartida, pode explorar a festa. Prefeitura garante que o Carnaval de marchinhas não será descaracterizado

 

O tradicional Carnaval de marchinhas de São Luiz do Paraitinga, um dos mais famosos de São Paulo, vai ser terceirizado em 2015. A prefeitura abriu, pela primeira vez, uma licitação para que o carnaval seja financiado por investidores que queiram explorar comercialmente a festa. O evento deve atrair 150 mil foliões em cinco dias e, em 2014, movimentou um valor estimado de R$ 15 milhões na economia da cidade do interior paulista.

De acordo com o edital, aberto em dezembro, a vencedora da licitação deve gastar pelo menos R$ 413 mil para montar a infraestrutura do Carnaval, que inclui palcos, som, iluminação, banheiros, postos de alimentação, segurança e também a divulgação do evento. Em troca, o patrocinador vai lucrar com a venda de alimentos e convites para camarotes que vai montar no local. A prefeitura vai coordenar e fiscalizar a vencedora da concorrência.

 

Segundo o diretor do Departamento de Turismo de São Luiz do Paraitinga, Eduardo Coelho, sem o patrocínio, a prefeitura teria dificuldade financeira para organizar o Carnaval deste ano.

“A prefeitura não pretende lucrar com a licitação do Carnaval. Este valor [pelo menos R$ 413 mil] que deixará de ser investido pelo governo municipal nesta festa será utilizado durante o ano inteiro em outros eventos culturais. O valor é quase todo o orçamento deste ano para a cultura”, disse ao G1. Também com problemas financeiros, outras prefeituras do Vale cancelaram os desfiles, como Guaratinguetá e Jacareí.

 

As concorrentes em São Luiz devem entregar suas propostas até o dia 19 de janeiro, data em que serão abertos os envelopes. A empresa vencedora será a que apresentar o maior investimento na festa e os menores valores na exploração das barracas que vão comercializar alimentos e bebidas. A empresa vai poder montar 30 bancas no centro histórico, sendo 14 de comida e 16 de bebidas.

 

Marchinhas

O diretor garantiu que a característica do carnaval de marchinhas da cidade será mantida e que essa é uma das cláusulas do edital. Em 2013, a prefeitura fez uma parceria com uma cervejaria e após repercussão negativa nas redes sociais, cancelou a programação de shows de artistas do cenário pop propostos pelo patrocinador.

 

“As marchinhas estão para o carnaval de São Luiz assim como o frevo está para Olinda, e o patrocinador terá o compromisso de manter essa característica”, garantiu Coelho.

 

A Associação de Blocos de Carnaval de São Luiz, que reúne 26 grupos, espera que a essência da folia luizense seja mantida e que a cultura da cidade ganhe mais incentivo. “O carnaval de São Luiz está pronto e esperamos que não mude. Logo após o resultado da licitação nos encontraremos com a empresa vencedora para acertarmos tudo”, afirmou Pedro Moradei, membro da Associação.

 

O folião de Jacareí, Filipe Gimenes, de 30 anos, esteve nos últimos quatro anos no carnaval luizense e acredita que a montagem de camarotes pode descaracterizar a brincadeira carnavalesca.

 

“A cada ano a festa perde mais seu foco na simplicidade. Mas acho que a tendência dos grandes carnavais é mesmo essa, à medida que existem interesses políticos e econômicos. Quando se coloca à venda um abadá ou um camarote cria-se segregações”, afirmou.

Comércio

Para a Associação Comercial e Industrial de São Luiz, o impacto nos lucros dos comerciantes da cidade a durante o Carnaval são incertos com a montagem de barracas do patrocinador. “É uma situação que temos que enfrentar, pode ajudar ou prejudicar, mas nosso Carnaval precisa ter planejamento e passar por mudanças”, disse o presidente José Roberto da Silva.

 

(Fonte: G1)

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