Obra está parada desde 2012 e é considerada fundamental para aliviar o tráfego de veículos pesados na BR-163
A licitação para duplicação do Contorno Norte de Cuiabá e Várzea Grande, mais conhecido como rodoanel, deverá ser lançada até o aniversário de Cuiabá, em 8 abril. O projeto e a retomada da obra que abrangerá 52 quilômetros e investimento da ordem de R$ 540 milhões foram discutidos, ontem, durante o seminário “Infraestrutura Rodoviária de Mato Grosso”, na Assembleia Legislativa (AL). A intervenção visa desafogar o trânsito e mudar o rumo do desenvolvimento da região metropolitana.
No encontro, foi anunciada ainda a entrega de 23 quilômetros de pavimento novo na BR-163, no trecho entre Cuiabá e Rondonópolis. O seminário reuniu representantes dos Governos Federal e Estadual e do Senado, além de deputados federal e estadual e das prefeituras da capital e de Várzea Grande.
O rodoanel começou a ser idealizado há cerca de 10 anos. As obras estavam previstas para serem entregues até a Copa do Mundo de 2014, mas encontram-se paradas. Do total, menos de 10 quilômetros foram construídos, no trecho entre a MT-251 (Rodovia Emanuel Pinheiro) e a estrada de acesso ao Distrito do Sucuri.
Em 2013, parte do trecho em Várzea Grande chegou a ser licitado pelo Estado. No entanto, devido a irregularidades, o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) determinou o bloqueio dos recursos depositados na conta do convênio e o posterior cancelamento da licitação. Em 2015, o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou irregularidades processuais e sobrepreço, vindo a determinar, assim como o Dnit, a suspensão da licitação.
A ideia é de que o rodoanel ligue a região do Trevo do Lagarto, em Várzea Grande, até o Distrito Industrial de Cuiabá, passando pela rodovia MT-010 (Estrada da Guia), rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), até chegar na BR-364. Ao longo deste trajeto, serão construídas 15 obras de artes, sendo duas pontes e 13 viadutos.
Pelo novo projeto, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), o Contorno Cuiabá e Várzea Grande será totalmente duplicado e em concreto, que tem durabilidade de 30 anos, em substituição ao asfalto tipo CBUQ de apenas 10 anos. “Hoje esta é a mais moderna técnica de engenharia, e certamente vai atender à crescente demanda de tráfego de veículos pesados, utilizados para escoar a produção do agronegócio”, avalia o titular da Sinfra, Marcelo Duarte.
A nova proposta está na fase final para ser aprovada pelo Ministério dos Transportes, por meio do Dnit. “Concluído o projeto, licita e, após, começam as obras do rodoanel”, destacou o diretor-geral do órgão federal, Valter Cassimiro Silveira.
Conforme ele, a obra já conta com R$ 110 milhões transferidos para a conta do governo do Estado. Ao todo, o rodoanel receberá R$ 540 milhões em recursos, a fundo perdido, por meio de convênio entre o Estado de Mato Grosso e o governo federal. Mais de 90% dos recursos são oriundos do governo federal.
O processo licitatório deverá ser no modelo do Regime Diferenciado de Contratação (RDC). A expectativa é concluir a licitação e iniciar a obra até o final deste ano. O rodoanel encontra-se dentro do pacote de quase 70 obras rodoviárias do Pró-Estradas Vale do Rio Cuiabá. Trata-se de uma das prioridades do Governo do Estado.
BR-163 – Até o fim de 2019, o Dnit promete entregar totalmente duplicado o trecho da BR-163, entre Cuiabá a Rondonópolis (233 quilômetros, ao sul da capital), que segue sob a responsabilidade do órgão federal. Segundo do diretor geral do Dnit, Valter Cassimiro Silveira, o trecho da rodovia federal já contava com aproximadamente 110 quilômetros duplicados.
Ontem, foram entregues mais 23 quilômetros de pavimento novo. “Agora temos que inverter o fluxo de veículos para o trecho novo para que a gente possa fazer a restauração da pista antiga”, informou.
Porém, os trabalhos devem se estender por uma extensão de 210 quilômetros. “Esse ano a gente acredita que entrega mais 40 quilômetros de rodovia duplicada e, o restante, fica o próximo ano”, disse.
A Concessionária Rota do Oeste é responsável pelos trechos da divisa de MS até Rondonópolis (km 0 ao km 125,2 da BR-163), Rodovia dos Imigrantes, e de Diamantino a Sinop (do km 507 ao km 855 da BR-163). Neste caso, o governo federal pensa em editar um projeto Lei para que os contratos não sejam devolvidos à União caso não seja possível a renovação
(Fonte: Diario de Cuiabá)