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Radar antineblina de R$ 9 mi está inoperante em Cumbica

Cumbica seria o primeiro aeroporto do país com esse sistema de sinalização. A compra do mesmo sistema para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio, está em licitação pela Infraero.

Um sistema de sinalização que poderia evitar fechamentos constantes do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos (Grande São Paulo), no inverno por causa das más condições do tempo está instalado desde janeiro, mas ainda não funciona na prática.

A previsão inicial era que estivesse em operação em maio. Mas falta ainda autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

O Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS, na sigla em inglês) categoria III-A permite pousos e decolagens seguros, auxiliados por instrumentos em caso de visibilidade mais próxima a zero, aos pilotos e aeronaves certificados para usar esses equipamentos.

Segundo a Infraero (estatal que gerencia os aeroportos brasileiros), a implantação custou R$ 8,9 milhões.

A maior parte do dinheiro, R$ 8 milhões, foi gasta para a compra de um novo radar de superfície.

O radar é capaz de, mesmo sob forte nevoeiro, captar veículos e outros objetos na pista –requisito essencial para a liberação do ILS nesta categoria.

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