Notícias

Propostas para leilão de aeroportos devem ser entregues até hoje

Leilão dos aeroportos de Galeão e Confins está marcado para o dia 22 de novembro na BMF&Bovespa, em São Paulo

Hoje (18), de 9h às 16h, na sede da BMF&Bovespa, em São Paulo, interessados em participar do leilão dos aeroportos internacionais, Antônio Carlos Jobim – Galeão (RJ) e Tancredo Neves – Confins (MG), deverão entregar suas propostas para o certame. Na quinta-feira (21), véspera do leilão, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgará somente os nomes dos proponentes rejeitados, que não tiverem entregado toda a documentação exigida.

 

O leilão começará às 10h, também na sede da BMF&Bovespa, com a abertura das propostas e, depois, terá início a disputa em viva-voz. Os procedimentos e a dinâmica do leilão foram apresentados em sessão pública na última quarta-feira (6) pela Comissão Especial de Licitação e pela BMF&Bovespa. Consulte aqui as apresentações.

 

Pelas regras do atual certame, que são semelhantes ao processo de concessão de Guarulhos, Viracopos e Brasília, que ocorreu em fevereiro de 2012, a disputa pelos dois aeroportos é simultânea e um mesmo consórcio não poderá arrematar mais que um aeroporto.

 

A única alteração nos procedimentos do leilão em relação ao processo anterior está na possibilidade de um consórcio que apresentar propostas para os dois aeroportos e vier a ser o único ofertante em um deles poder continuar a disputa pelo outro na fase de lances a viva-voz.

 

Na concessão de 2012, o grupo que, tendo apresentado propostas para mais de um dos três aeroportos e fosse único ofertante em um deles, seria automaticamente declarado vencedor naquele em que sua proposta foi a única, ficando eliminado da disputa pelos outros aeroportos.

 

A previsão desse novo cenário de disputa teve como objetivo estimular ainda mais a concorrência no certame. Com isso, incentiva-se que os consórcios apresentem propostas para os dois aeroportos e não somente para aquele de sua maior preferência, podendo, dessa forma, continuar a disputar o outro caso não vença o leilão do aeroporto de seu maior interesse.

 

A Anac informa que não divulgará antecipadamente o número e a formação dos consórcios que estarão aptos a participar do leilão. O objetivo, assim como nos leilões anteriores (dos aeroportos de São Gonçalo do Amarante, em agosto de 2011, e de Guarulhos, Viracopos e Brasília, em fevereiro de 2012) é evitar conluio entre os participantes, garantindo, assim, a máxima concorrência entre eles.

 

“A incerteza sobre a identidade dos participantes é fundamental para garantir o sucesso da concorrência no certame”, explica o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys. A composição de todos os consórcios que tiverem participado do certame, vencedores e perdedores, só será conhecida após o resultado do leilão, em 22 de novembro.

 

Demais dúvidas de interessados no procedimento licitatório para a concessão dos aeroportos de Galeão/RJ e Confins/MG podem ser encaminhadas para o email: concessao.gig-cnf@anac.gov.br.

 

(Fonte: Jornal dia a dia)

Related posts
Notícias

Geosistemas arremata licitação dos projetos da Transnordestina

O governo federal não retomou quando nem como as obras do trecho pernambucano da Transnordestina…
Read more
Notícias

Empresa Gaúcha de Rodovias publica licitação para reconstrução da ponte sobre o Rio Forqueta

Estimativa é de que a obra seja concluída em seis meses A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR)…
Read more
Notícias

Cascavel anuncia licitação para pavimentação de estradas rurais em nove comunidades

O valor total estimado para a obra é de quase R$ 10 milhões A Prefeitura de Cascavel anunciou…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *