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Proposta ‘errada’ em cartel de ferrovias levou a agressão em reunião de empreiteiros

História consta na leniência da Camargo Corrêa que foi tornada pública pelo Cade

Um erro na entrega de envelopes em uma concorrência da Valec, estatal federal da área de ferrovias, gerou uma crise no cartel do setor e até agressão física entre representantes de duas empreiteiras envolvidas no esquema. A história é contada no acordo de leniência da construtora Camargo Corrêa, tornado público pelo Conselho Administrativo e Defesa Econômica (Cade). O documento foi a base da Operação Tabela Periódica, deflagrada pela Polícia Federal em Goiás e mais oito estados nesta quinta-feira.

Ao assumir o cartel, os executivos da Camargo Corrêa contam que ele existe, ao menos, desde o governo Fernando Henrique Cardoso. Relatam uma licitação feita ainda sob a presidência Luiz Raimundo Carneiro de Azevedo na Valec na qual teria havido direcionamento por ele para beneficiar Camargo, Mendes Jr, SPA e Andrade Gutierrez. Segundo o documento, o cartel se consolidou a partir de 2003 e foi ampliado em 2010, chegando a contemplar 37 empresas. José Francisco das Neves, o Juquinha, ex-presidente da Valec, teria sido o responsável pela ampliação, contemplando empresas de menor porte.

Foi nessa fase que um erro de executivos da Queiroz Galvão teria provocado a disputa dentro do cartel. Na negociação entre as empresas para a divisão de obras das Ferrovias Norte-Sul e Leste-Oeste houve alguns impasses e a Camargo Corrêa e a Queiroz Galvão, que formavam juntas o consórcio Ferrosul, decidiram preparar propostas “competitivas” para dois dos lotes, além das combinadas com os concorrentes. Até o momento da licitação, ocorrida no segundo semestre de 2010, as disputas internas foram pacificadas, e as empresas entregaram as propostas já com as cartas marcadas de quem deveria vencer.

O problema é que na hora de entregar os envelopes a Queiroz Galvão mandou para a Valec as propostas “competitivas”. Com isso, o consórcio venceu dois lotes na Ferrovia Norte Sul, quando deveria ter levado apenas um. O erro provocou a ira de Juquinha e da empresa Pavotec, que venceria um dos lotes pela combinação do cartel.

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No meio das tensas negociações para que o consórcio Ferrosul desistisse de um dos lotes chegou-se à agressão física. Um sócio da Pavotec arremessou um objeto contra um executivo da Queiroz Galvão. A confusão encerrou a reunião, que acontecia na sede da Queiroz Galvão em Brasília.

“Na ocasião, estiveram presentes, pelo menos, Djalma Florêncio Diniz (sócio da Pavotec) e Rui Novais Dias (Diretor da Queiroz Galvão). As tratativas foram infrutíferas tendo ocorrido, inclusive, agressão física entre os participantes, quando um representante da Pavotec teria arremessado um objeto em direção a Rui Novais Dias (Diretor da Queiroz Galvão). Segundo conhecimento do signatário após a tentativa de agressão, a reunião foi encerrada e os representantes da Queiroz Galvão anunciaram que não mais receberiam os representantes da Pavotec”, diz trecho do documento da Camargo Corrêa divulgado pelo Cade.

Juquinha pressionou o consórcio Ferrosul pela desistência, mas o entendimento da Camargo era de que a proposta só teria viabilidade financeira se fosse para os dois lotes. Após diversas reuniões com o presidente da Valec, as empresas acabaram cedendo e desistiram de um dos lotes duas semanas depois de terem mandado documento à própria estatal revalidando as propostas. Nesse caso, o consórcio Ferrosul recebeu da Valec, devido a aditivos, R$ 882,9 milhões pelas obras de um dos lotes entre 2012 e 2014. A licitação foi vencida com um lance de R$ 632,8 milhões em 2010.

(Fonte: O Globo)

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