Notícias

Prometido para 2012, projeto não tem mais previsão

m maio de 2011, a USP lançou a licitação para o projeto executivo.

O projeto do novo sistema de iluminação do câmpus da USP começou a ser debatido há mais de dois anos. Em maio de 2011, a USP lançou a licitação para o projeto executivo. Em julho daquele ano, a empresa vencedora apresentou o plano geral de iluminação para o câmpus. A instalação de todo o sistema chegou a ser prometida ainda para 2012, mas, com o edital suspenso, não há mais previsão de entrega.

 

Está prevista a instalação de novos 7 mil pontos. O número representa mais que o dobro dos pontos existentes na área, em torno de 3,2 mil.

 

O sistema de luz da USP foi elaborado, segundo a universidade, para conter inovações tecnológicas e conceituais, privilegiando o uso da luz branca, de luminárias de vapor metálico e lâmpadas LED – de melhor qualidade de distribuição da luminosidade e alta durabilidade.

 

Os materiais também são mais sustentáveis. Mesmo com o aumento no número de pontos de iluminação, estima-se que a tecnologia das instalações garantirá a redução de 10% a 15% no consumo total de eletricidade na Cidade Universitária.

 

O câmpus possui área de mais de 4,1 milhões de metros quadrados e 1,3 milhão de metros quadrados de área verde livre. São mais de 60 quilômetros de vias e 14 mil vagas de estacionamento.

 

Diariamente, o câmpus recebe cerca de 100 mil pessoas, entre alunos, professores e funcionários, além de fluxo de 50 mil automóveis.

 

Pelo tamanho do câmpus e pela variedade de geográfica, houve a avaliação da quantidade necessária de iluminação para cada ponto. Vias, caminhos de pedestres, canteiros, rotatórias e estacionamentos devem receber um tipo de luminária diferente. O mesmo acontece, por exemplo, para lugares como a Praça do Relógio. Na ciclovia em volta da Raia Olímpica, os 218 pontos instalados contarão com dispositivo de energia solar.

 

A arquitetura dos prédios será valorizada por iluminação cenográfica. Um sistema de comunicação deverá permitir acompanhamento em tempo real quando uma lâmpada queimar. / P.S.

 

(Fonte: Estadão)

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *