Notícias

Programa de Compras Governamentais fortalece economia nos municípios

Através do programa o Governo do Estado irá fortalecer o comércio nos municípios e promover a geração de emprego e renda

Descentralizar a economia fortalecendo o comércio local gerando oportunidades iguais para todos. Esse é um dos principais objetivos do programa de Compras Governamentais, lançado nesta terça-feira, 12, pelo Governo do Estado, implantado pela Sedecti – Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. A ação é desenvolvida em parceria com o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

 

O lançamento foi realizado durante o V Fórum de Controle do TCE – Tribunal de Contas do Estado, que reúne prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, Secretários de Estado e Ordenadores de Despesas em geral, no Crystal Hall, em Palmas.

 

O presidente do TCE, José Wagner Praxedes, destacou que fomentar os pequenos negócios é fundamental para o crescimento da economia, ‘’por isso nada melhor que um evento como o Fórum de Controle, para o lançamento deste importante projeto do Governo do Estado”.

 

O vice-governador do Tocantins, João Oliveira, esteve presente e destacou a importância deste programa para os municipais do Estado. “Quero parabenizar o secretário da Sedecti, Paulo Massuia, e toda equipe do Sebrae por esta parceria para o fortalecimento econômico dos municípios”, lembrou.

 

O titular da Sedecti, Paulo Massuia, apresentou como funciona Programa de Compras Governamentais e destacou que a ideia é priorizar o desenvolvimento, fomentar a economia e gerar emprego. “São mais de 12 ações e projetos que estão em andamento ou previstos, para descentralizar a economia do Tocantins, para gerar oportunidade e um ambiente favorável em todos os 139 municípios”. O secretário falou para 40 prefeitos, além de auditores, vereadores e secretários municipais.

 

“Precisamos ter estratégias de planejamento para atingir os maiores compradores que estão nesses municípios e com isso gerar uma cadeia de benefícios para todos”, ressaltou Massuia. “O ideal é que os recursos do Governo possam ficar dentro do próprio Estado gerando benefícios diretos para toda a sociedade”.

 

A superintendente do Sebrae, Márcia Rodrigues, mostrou dados relacionados ao poder de compra das MPEs no Estado. “99% das empresas no Estado são micro ou pequenas e são elas as maiores responsáveis pela geração de emprego e renda”. Ainda segundo Rodrigues, com a Lei Geral implantada pelo Governo, em abril desta ano,  o poder de compra destas empresas aumentou. “Mais de 40 prefeituras do Tocantins já aderiram a Lei Feral e temos como meta até 2014 atingir 100% dessas prefeituras”.

 

Um exemplo de prefeitura que busca esse benefício é a de Jaú do Tocantins, sudeste do Estado, Onasi Moreira, o município já adota a Lei Geral. “O comércio local vem sentindo os benefícios, pois, existe uma valorização dos empresários da região”, garante o prefeito.

 

Já a prefeitura de Santa Maria do Tocantins, região nordeste, pretende aderir ao programa de Compras Governamentais em 2014. Para isso, a Lei Geral que já foi aprovada pela Câmara Municipal da Cidade entrará em vigor no próximo ano. “Com isso, vamos fomentar o comércio local”, acredita a prefeita, Ellen Freitas.

 

(Fonte: Surgiu)

Related posts
Notícias

Raquel Lyra lança licitação para construção de 51 Centros de Educação Infantil

A iniciativa faz parte do Juntos pela Educação e irá beneficiar alunos de 0 a 5 anos em 42…
Read more
Notícias

Municipalismo: publicado resultado da licitação para revitalizar Parque da Lagoa Comprida

O projeto visa melhorar a infraestrutura urbana da área Aquidauana vai dar um passo significativo…
Read more
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *