Notícias

Prefeitura revoga licitação para programa de saúde

A Prefeitura de Birigui revogou processo licitatório que previa contratação de empresa especializada ou entidade do terceiro setor para prestação de serviços no ESF (Estratégia Saúde da Família).

A Prefeitura de Birigui revogou processo licitatório que previa contratação de empresa especializada ou entidade do terceiro setor para prestação de serviços no ESF (Estratégia Saúde da Família). A medida foi publicada na quarta-feira. A administração municipal não informou se será publicado novo edital.


Essa licitação, um pregão presencial, estava suspensa desde fevereiro, quando foi questionada na Justiça pela Gemebi (Gestão Médica de Birigui), que é a atual prestadora do serviço. A empresa alegou que o edital era ilegal porque a participação em licitações cujo objeto seja a terceirização de mão de obra de empresas do terceiro setor, como Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) ou OS (Organização Social), e cooperativas é proibida.

 

As propostas das interessadas seriam conhecidas em 24 de fevereiro, mas a Gemebi conseguiu liminar, suspendendo a licitação. No último dia 11, a Justiça local determinou que a Prefeitura exclua da licitação a autorização de participação de empresas do terceiro setor. A decisão é da juíza da 3ª Vara Cível, Cassia de Abreu.

 

SERVIÇO

 

O edital previa que a vencedora contratasse 20 médicos, 20 enfermeiros e 20 técnicos em enfermagem e também pela coordenação das 20 equipes do programa. O contrato seria de um ano, com os serviços prestados gerenciados e fiscalizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

A Prefeitura alegou que o objetivo do certame não é a contratação de mão de obra, mas a prestação de serviços para o desenvolvimento do ESF. Entretanto, a juíza considerou que o objeto da licitação é sim o fornecimento de mão de obra, o que, de acordo com a magistrada, é incompatível com a finalidade das entidades do terceiro setor, que não visam lucro, estando impedidas de desempenhar atividade comercial.

 

 

(Fonte: Folha da Região)

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *