Notícias

Prefeitura lança novo edital para contratação de frota para limpeza urbana de Juiz de Fora


Licitação inicial tinha sido suspensa pelo TCE-MG. Demlurb registrou diversos acidentes com veículos em 2017.

A Prefeitura de Juiz de Fora anunciou nesta quinta-feira (15) um novo edital para contratação de 27 caminhões para coleta de lixo na cidade.

Uma licitação anterior foi revogada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) depois que o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) suspendeu o processo através de uma liminar. Segundo o TCE, o aviso da revogação chegou ao órgão no dia 6 de março e o processo segue sendo acompanhando.

De acordo com o Demlurb, a data estipulada para a abertura das propostas é 28 de março. A partir daí, a empresa escolhida tem até 90 dias para começar a operar. O edital detalhado pode ser consultado no site da Prefeitura.

Atualmente, 22 caminhões executam o serviço na cidade. A licitação foi iniciada após o registro de diversos problemas com caminhões do Demlurb em 2017.

O valor estimado para a contratação da nova empresa, incluindo todas as despesas de transporte entre área e materiais necessários é de R$ 1.112.701,53.

Problemas já se arrastam desde 2017
Cerca de 50% dos funcionários do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) paralisaram as atividades no dia 2 de fevereiro de 2018. Eles reclamaram das condições dos caminhões e dos equipamentos utilizados para a coleta de lixo.

Há oito meses, uma licitação foi anunciada pelo prefeito Bruno Siqueira (PMDB) depois que quatro acidentes foram registrados com veículos do departamento apenas no primeiro semestre daquele ano. Dois meses depois do anúncio, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) suspendeu o processo através de uma liminar e a licitação foi interrompida.

No dia 12 de maio de 2017, uma gari teve o pé prensado em uma placa de trânsito após o motorista dar ré no veículo. Ela passou por duas cirurgias e teve um dedo amputado. O Demlurb informou que a funcionária passou por perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e foi afastada até o dia 13 de agosto.

Já no dia 30 de maio do mesmo ano, um caminhão do departamento bateu em um poste de alta tensão na BR-040, no sentido Barreira do Triunfo. O motorista que perdeu o controle da direção em uma curva era o único ocupante do veículo e não sofreu ferimentos.

Sobre esta ocorrência, o Demlurb disse, na ocasião, que o veículo foi levado para análise da empresa terceirizada responsável e que todo o procedimento foi acompanhado por representantes do Demlurb, da empresa responsável e pelo motorista.

Já no dia 1º de junho, um caminhão tombou na BR-267, próximo ao túnel do Bairro Retiro. Houve vazamento de óleo diesel e a via ficou interditada por cerca de duas horas. Ninguém ficou ferido. A assessoria do departamento informou que o caminhão não estava em serviço no momento do acidente e saía de uma empresa terceirizada.

Por fim, no dia 21 de junho, um caminhão de coleta de lixo quebrou na Rua Fernando Lobo, no Centro, deixando dois funcionários feridos. O departamento informou, na época, que o acidente ocorreu por uma falha mecânica.

Em fevereiro de 2018, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (Sinserpu) denunciou a situação dos caminhões de coleta de lixo na cidade. Os funcionários fizeram uma manifestação na sede do Demlurb e denunciaram que 10 veículos estavam parados em uma oficina mecânica.

(Fonte: Folha GO)

Related posts
Notícias

Prefeitura de São Sebastião abre licitação para construção de Terminal de Ônibus

Dia 3 de maio às 10h acontecerá a abertura dos envelopes ‘proposta de preços’ para a…
Read more
Notícias

Licitação para asfaltamento da BR-319 é anunciada pelo DNIT; estrada liga Rondônia ao Amazonas

Projeto visa melhorar conexão entre estados com a reconstrução de trechos críticos da principal…
Read more
Notícias

Licitação para obras de ampliação, revitalização e urbanização do cemitério do Gravatá será nesta quinta-feira (2)

A Prefeitura de Penha estima que, após a licitação, as obras devem iniciar em 30 dias A…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *