Notícias

Prefeitura de SP lança edital de licitação para Ponte sobre a Represa Billings


Empreendimento visa facilitar os deslocamentos entre o extremo sul e a região central da Capital

A Prefeitura de São Paulo lança, nesta terça-feira (22), o edital de licitação para as obras da Ligação Viária Graúna-Gaivotas . O projeto deve beneficiar cerca de 1 milhão de pessoas no extremo sul da capital, facilitando o deslocamento entre os bairros e o Centro da cidade.

O empreendimento, que conta com um investimento estimado de R$ 450 milhões, inclui a construção de um novo sistema viário e uma ponte de 960 metros sobre o Braço do Cocaia, na Represa Billings. Essa travessia interligará os bairros Jardim das Gaivotas, Chácara das Gaivotas, Parque Cocaia, Jardim Toca e Cantinho do Céu. O prazo de conclusão das obras, após a contratação, será de 36 meses.

Requalificação de avenidas e nova ponte

O projeto prevê a requalificação de mais de 1.400 metros das Avenidas Manoel Alves Soares, Irmã Dulce e Presidente João Goulart, para oferecer um trajeto mais ágil e seguro para motoristas, ciclistas e pedestres.

Segundo o projeto, a nova ponte terá duas faixas de circulação em cada sentido, ciclovia, iluminação pública e passeios para pedestres, como um incentivo à mobilidade sustentável. Essa conexão vai ligar a Estrada Canal do Cocaia à Rua Rubens de Oliveira, facilitando o acesso ao Centro e às regiões mais movimentadas da cidade.

Além disso, uma nova via de 600 metros será aberta para garantir a continuidade da ligação viária até a ponte. No Jardim Gaivotas, uma via adicional será criada paralelamente à faixa de domínio da concessionária de energia.

Transporte público e integração modal
O projeto inclui ainda a requalificação de mais de 2 quilômetros das ruas Rubens de Oliveira e Pedro Escobar, até a Avenida Dona Belmira Marin, para organizar o trânsito. Novas paradas de ônibus estão planejadas ao longo da Ligação Graúna-Gaivotas, juntamente com a construção de ciclovias, reforçando a integração entre transporte coletivo e bicicletas.

A nova ligação viária pretende otimizar o transporte coletivo nos bairros Grajaú, Parelheiros e Marsilac, de forma a facilitar a conexão com importantes corredores e faixas exclusivas de ônibus das avenidas Teotônio Vilela, Atlântica, Olívia Guedes Penteado, Interlagos, Nossa Senhora de Sabará e Dona Belmira Marin, além de integrar-se ao Terminal Urbano Grajaú e à Linha 9 – Esmeralda da CPTM.

Licitação

O edital de licitação está disponível no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, e a abertura dos envelopes com as propostas das empresas participantes está marcada para o dia 3 de dezembro.

(Fonte: IG)

Related posts
Notícias

TCE-PI alerta sobre a realização de licitações com base em leis revogadas

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí, por meio da da Diretoria de Fiscalização de Licitações…
Read more
Notícias

Licitações do Futuro: auditor governamental aborda pesquisa de preços e inovação tecnológica em evento em Teresina

O auditor governamental Bruno Figueiredo ministrou a palestra “Pesquisa de Preços: Panorama Atual…
Read more
Notícias

Judicialização de medicamentos não incorporados ao SUS tem novo regramento estabelecido pelo STF

CNS participou de cerimônia que homologou decisão que define novas regras para…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *