Notícias

Prefeitura de São Carlos vai contratar nova empresa de ônibus em 11 dias


Contrato emergencial deve ser assinado no próximo dia 25 de julho.
Presidente da Athenas Paulista criticou decisão e entrou na Justiça.

A Prefeitura de São Carlos (SP) anunciou durante uma coletiva de imprensa no fim da tarde de quarta-feira (13) que vai contratar uma nova empresa para o transporte coletivo da cidade a partir do dia 25 deste mês. O presidente da Athenas Paulista, que opera na cidade, entrou na Justiça para tentar impedir que a companhia tenha de paralisar as atividades.

Caso o contrato emergencial seja assinado no próximo dia 25, a nova empresa poderá operar somente até dezembro deste ano, tempo para que outra licitação seja organizada para que uma nova companhia assuma o transporte coletivo do município por um tempo maior.

A Athenas Paulista já foi notificada pela prefeitura e tem até o dia 25 para recolher os ônibus da cidade. O presidente da empresa, Miguel Cimatti, criticou a decisão. “Então vão trazer cerca de 130 ônibus para iniciar a operação sujeito a não ganhar a licitação? E depois como fica? Nós acreditamos que isso é uma loucura. A empresa não está vislumbrando uma paralisação, ao contrário, temos trabalhado intensamente, mantendo o serviço mesmo às duras penas financeiras que passamos. Queremos manter até o final da licitação a empresa operando”, disse.

Contrato vencido
O contrato com a Athenas Paulista está vencido há dois anos. Em maio, o Ministério Público e a prefeitura fizeram um acordo. Nele ficou definido que a administração municipal tem até o dia 23 de agosto para abrir o edital e contratar uma nova empresa. Todo o processo tem que ser concluído até o dia 23 de dezembro. Caso contrário, a prefeitura pode ter que pagar multa de R$ 10 mil por dia.

Apesar de um contrato obrigar que os ônibus tenham em média quatro anos e não ultrapassem 10 anos de serviço, grande parte da frota do transporte coletivo em São Carlos é constituída por ônibus fabricados há mais de 20 anos, como mostrou uma reportagem da EPTV.

Os problemas foram levantados por integrantes do movimento Transporte Justo. Eles entraram com uma representação e, em janeiro de 2014, o MP conseguiu uma liminar que impedia a renovação do contrato com a Athenas Paulista. Desde então, a empresa opera sem convênio.

Novo modelo
Em meio às reclamações de usuários sobre o transporte público de São Carlos, o Movimento Transporte Justo defende um novo modelo de contratação para o serviço oferecido na cidade.
Para Arthur Silva, um dos representantes do movimento, o modelo de concessão é o maior culpado pelos problemas atuais. Segundo ele, o modelo atual não traz transparência, além de pressionar o aumento no valor das tarifas.

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Transpetro prorroga prazo para recebimento de propostas em licitação de navios

A Transpetro, subsidiária da Petrobras, prorrogou até 8 de novembro o prazo para recebimento de…
Read more
Notícias

Expansão da malha aeroviária de MS inicia com licitação em Água Clara

Valor estimado para aeródromo é de R$ 24.336.690,07 e a abertura das propostas ocorrerá no dia 14…
Read more
Notícias

Cascavel deverá anular licitação para conceder serviços de limpeza e coleta de lixo

Caso queira dar continuidade ao certame, o município deve atualizar a pesquisa de preços para data…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *