Notícias

Prefeitura de Bauru inicia licitação para estação de tratamento de esgoto

Envelopes com as propostas foram abertos nesta terça-feira (14). Obra deveria ter começado em setembro deste ano.

A prefeitura de Bauru (SP) de início nesta terça-feira (14) ao processo de licitação da obra de construção da Estação de Tratamento de Esgoto. Foram abertos durante a manhã, os envelopes com a apresentação dos projetos das concorrentes. Dois consórcios e uma empresa apresentaram projetos à comissão municipal de licitação.

 

Nesta primeira etapa serão analisadas a regularidade jurídicas e fiscal e a qualificação econômica dos candidatos. Toda a documentação vai ser agora encaminhada ao Departamento de Água e Esgoto e à secretaria de Planejamento. Se não houver recurso de nenhuma das concorrentes no prazo de cinco dias, a prefeitura agendará nova reunião para, aí sim, conhecer as propostas comerciais de cada uma delas.

 

Vai vencer aquela que oferecer o projeto com o menor custo. A obra deveria ter começado no final de setembro, um ano após a assinatura do Termo de Compromisso entre a prefeitura e a Caixa Econômica Federal, gestora do recurso de R$ 118 milhões destinados pela união à obra.

 

O prazo de conclusão da obra seria dezembro deste ano, mas ele não será cumprido, já que a construção levará 18 meses. Atualmente, segundo a Companhia de Saneamento do Estado (Cetesb), Bauru despeja mais esgoto do que a soma de 26 cidades da região.

 

A obra

A Estação será construída com recursos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), recursos conquistados pelo município a fundo perdido, com contrapartida do Município. A licitação ocorre na modalidade concorrência pública.

A área destinada à construção da ETE conta com 150 mil metros quadrados e está localizada próxima ao Rio Bauru e Ribeirão Vargem Limpa. A Estação terá capacidade para tratar inicialmente 1.305 litros de esgoto por segundo.

 

Na primeira etapa, até 2020, serão implantados 3 módulos, com capacidade de atendimento de 477 mil pessoas (cada módulo para 159 mil habitantes). Até 2030 atenderá uma população estimada de 587 mil habitantes, com 4 módulos.

A ETE será composta por sistema biológico de tratamento com Estação Elevatória de Esgoto Bruto, Desarenador, Reator UASB, Filtro Biológico Aerado, Decantadores, Desinfecção e Tratamento de Lodo.

 

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Governo edita MP que dispensa licitação em casos de calamidade pública

O governo Lula (PT) publicou uma medida provisória para flexibilizar a compra de bens e a…
Read more
Notícias

Comissão divulga pontuação de consórcios na licitação do Maracanã; veja as notas

Proposta financeira da dupla Flamengo e Fluminense fica com a maior nota e será declarada vencedora…
Read more
Notícias

Prefeitura abre licitação para reconstruir orla na Beira-Rio em Itabuna

A Comissão Especial de Licitação de Obras e Serviços de Engenharia da Prefeitura abriu processo…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *