Notícias

Porto Velho: Licitação para contratação de empresa de ônibus foi assegurado pela Justiça

A medida foi necessária para derrubar a Tutela Inibitória emitida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCU) determinava a suspensão do credenciamento.

 

A Prefeitura de Porto Velho conseguiu na Justiça uma liminar para prosseguir com o Chamamento Público Simplificado realizado para credenciar empresas de ônibus interessadas em explorar o serviço de transporte coletivo na capital rondoniense. A medida foi necessária para derrubar a Tutela Inibitória emitida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCU) determinava a suspensão do credenciamento.

 

Na avaliação do procurador-geral do Município, Mirto Moraes de Souza, o TCE talvez não tivesse conhecimento da liminar emitida pela Justiça na última segunda-feira, 18, que cassou a liminar concedida o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Porto Velho (Set), que havia tornado sem efeito a decretação de caducidade do contrato das empresas de ônibus.  “Acreditamos que o Tribunal de Contas não tenha tido conhecimento que o caso já estava judicializado. Nesse caso, quando o Judiciário é acionado, a última palavra é da Justiça. Por isso tivemos que entrar com um Mandado de Segurança para reverter essa situação. Ou seja, o município teve duas liminares a seu favor que lhe deram total autonomia para prosseguir com o chamamento público”, explicou o procurador.

 

A manifestação do Tribunal de Contas saiu na segunda-feira, 18, ao acatar um pedido do SET. A Tutela Inibitória é assinada pelo conselheiro Wilber Carlos dos Santos Coimbra. No Mandado de Segurança impetrado junto ao TCE, o sindicato das empresas de ônibus alegou que não havia motivos para a abertura do processo emergencial e questionava ainda a licitação simplificada. Em sua decisão, o desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia deixa clara a incompetência do TCE de reformar uma decisão da Justiça. Afirma ele que o “[…] ato da autoridade coatora em sede administrativa não pode revigorar decisão judicial de primeiro grau, suspensa por ato igualmente jurisdicional da presidente do Tribunal de Justiça. Por oportuno custa crer a este relator que esta tenha sido a intenção da eminente autoridade coatora. Creio que a decisão da presidência do TJ deve ter passado desapercebida a eminente autoridade coatora, apesar de ela ser pública e notória em face da repercussão que o caso teve com a divulgação ampla pelos meios de comunicação do estado conforme os documentos de fls. 55/66, além da publicação no Diário da Justiça”.

 

O secretário Mário Medeiros, da Secretaria Municipal de Administração (Semad), órgão responsável pelo credenciamento das empresas, adiantou que a prefeitura chegou a procurar o TCE, por meio da PGM, para que a corte de contas reconsiderasse sua decisão, mas nenhuma resposta foi obtida do tribunal. Para que o andamento do processo não fosse prejudicado novamente — ele já havia sido suspenso na última sexta pela liminar concedida ao SET — o município teve que recorrer à Justiça. “Na Justiça a Procuradoria-Geral do Município conseguiu provar a relevância do interesse público que está por trás dessa questão. Esse foi o fato motivador que levou o prefeito Mauro Nazif a decretar a caducidade do contrato que estava vigente e abrir procedimento emergencial para contratação de nova empresa de ônibus”, adiantou Mário Medeiros.

 

Medeiros adiantou que, com o encerramento da primeira fase da licitação, a prefeitura tem agora oito dias para analisar toda a documentação da empresa credenciada, que é de São Paulo. Mas como é apenas uma, ele acredita que a divulgação do resultado da licitação deva sair bem antes desse prazo. “Já na próxima semana será feita a análise da documentação para que seja ou não deferida o nome da empresa credenciada. Caso não seja deferido, será aberto outro chamamento”, adiantou.

 

(Fonte; O Nortão)

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *