Notícias

PG realiza edital de incentivo ao desenvolvimento empresarial

Lei prioriza micro e pequenas empresas locais nas compras públicas

Ocorreu ontem (26) a primeira concorrência de edital público da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, com base na Lei Municipal nº 12.222/2014 que beneficia as empresas locais, tanto micro (ME) como empresas de pequeno porte (PPP). O edital funcionou em pregão presencial no sistema registro de preços para a contratação de uma empresa prestadora de serviços de transporte de agregados, para utilizar na pavimentação asfáltica. Mais dois pregões nesse sistema já estão programados nas próximas semanas.

A Lei Municipal foi sancionada em 2014, seguindo o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Lei Federal Complementar nº 123 que estabelece tratamento diferenciado, favorecendo o desenvolvimento das empresas de cada localidade, nos âmbitos dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A Lei Municipal se baseia nos princípios da promoção do desenvolvimento econômico e social no âmbito municipal e regional, a ampliação da eficiência das políticas públicas e o incentivo à inovação tecnológica.

Seguindo esse princípio a licitação prioriza o menor preço, com a margem de preferência de até 5% do menor preço válido para as empresas locais. Para que o edital siga a lei, é pré-requisito que hajam pelo menos três empresas competitivas no objeto da licitação, atuantes no município ou na região.

A Diretora da Divisão de Fomento ao Empreendedorismo, Tônia Mansani, explica que a aplicação da Lei se deve a adoção de uma política de desenvolvimento local utilizando as compras públicas. “O nosso objetivo é mapear essas oportunidades para o empresariado local identificar as oportunidades de venda para o setor público”, conta Tônia.

Eliane de Freitas, representante do Departamento de Compras no Comitê Gestor, explica que a priorização de empresas locais para compras públicas é uma tendência mundial. “Quando os órgãos públicos contratam empresas atuantes na região, o dinheiro fica no município.”

As próximas licitações a funcionarem no sistema da Lei serão de aquisição de material de britas para a manutenção das ruas da cidade. O edital 379/2015 no dia 02 de dezembro e o edital 373/2015 com pregão dia 03 de dezembro.

(Fonte: A rede)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Jacupiranga abre licitação para reforma de ginásio

Licitante poderá fazer uma visita técnica facultativa ao local da reforma; Valor está em torno de…
Read more
Notícias

Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com novas licitações disponíveis para os próximos dias.
Read more
Notícias

Prefeitura de Gavião Peixoto abre licitação para iluminação de vias

Instalação de iluminação seria para a rotatória no encontro da Vicinal Leonardo Cruz e via…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *