Prazo. Segundo o presidente da Dersa, Laurence Casagrande Lourenço, todo o pacote viário para a região ficará pronto até março de 2014 – três meses antes de o Mundial começar.
O governador Alckmin garantiu nesta segunda que vai dar tempo. “Não haverá atraso”, prometeu, após assinar ordem de serviço para a construção e declarar que as obras devem começar já nos próximos dias.
A Radial Leste será a via que mais vai mudar. Na frente da Estação Corinthians-Itaquera do Metrô, no acesso ao estádio, será feito um mergulhão na via para permitir o fluxo de veículos sem necessidade de semáforo.
Outra ligação será feita entre as “duas partes” da zona leste. Dois viadutos vão passar sobre os trilhos do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e, assim, interligar a Radial Leste e a Avenida José Pinheiro Borges no sentido norte-sul, uma das principais carências viárias da região.
As obras estão sendo construídas em parceria entre o governo do Estado (encarregado de executar as construções) e a Prefeitura (que arcou com os custos de desapropriações).
No total, a região deve receber investimentos da ordem de R$ 478,2 milhões – R$ 132,3 milhões da Prefeitura e R$ 345,9 milhões do governo do Estado. Só as obras que tiveram a ordem de serviço assinadas nesta segunda vão custar R$ 257 milhões – recursos que já vão começar a sair do tesouro estadual.
Passarela. Além das ligações para facilitar o trânsito de carros, o pacote vário de Itaquera prevê a construção da maior passarela da cidade. Ela terá 185 metros de extensão e dois grandes vãos livres – um de 110 metros e outro de 75 metros.
A passarela vai ligar a porção norte de Itaquera com o complexo do Corinthians. Por causa do fluxo de pessoas em dias de jogos, a ligação terá seis metros de largura.
A passarela e as ligações entre a Radial Leste e a Jacu-Pêssego serão as duas primeiras obras do Estado a se aproveitar do Regime Diferenciado de Contratações – pacote de isenções fiscais previsto pelo governo federal para a Copa.
Por: Bruno Ribeiro
(Fonte: Estadão)