Notícias

Outra liminar suspende licitação do lixo em Rio Preto

Contrato com a Constroeste termina no dia 24 de maio

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP) concedeu nova liminar para suspender a licitação de coleta e destinação final de lixo em Rio Preto. Esta é segunda decisão com determinação de suspensão da concorrência que prevê gastos de até R$ 68,4 milhões no período de um ano. O serviço atualmente é realizado pela Constroeste.

A nova decisão atende pedido da empresa Collett e Sons S/A Engenharia e Comércio e Indústria, que tem sede no Rio de Janeiro. Os questionamentos foram relativos a exigências do edital, como “indevida restrição à participação de empresas reunidas em consórcio”, “ilegal exigência de visita técnica obrigatória, “inadequada requisição de certidão de acervo técnico (CAT) para a comprovação da qualificação técnico-operacional”, ” imposição de declarações de terceiros alheios à disputa”, e “não disponibilização da íntegra do edital no endereço eletrônico da Prefeitura”.

“Considerando que o procedimento licitatório encontra-se suspenso e que o teor das previsões editalícias impugnadas pode, eventualmente, inibir a ampla participação de interessados, determino a extensão dos efeitos da liminar ao ora Representante, recebendo a solicitação no rito de exame prévio de edital, conforme dispõe o artigo 220 e seguintes do Regimento Interno desta Corte, mantendo-se a suspensão da realização do certame, bem como a abstenção da adoção de medidas corretivas no edital até ulterior deliberação desta Corte”, decidiu o conselheiro Sdiney Stanislau Beraldo. O tribunal deu prazo de 48 horas para a Prefeitura rebater os questionamentos.

A representação contra o edital foi feita pela Sigma Infraestrutura e Serviços Ltda. A abertura das propostas financeiras da licitação inicialmente estava marcada para o dia 5 de março. Com a primeira decisão, a licitação foi suspensa, decisão que permanece.

O secretário de Administração, Luís Roberto Thiesi, afirmou que irá apresentar respostas dos questionamentos dentro do prazo. O município espera retomar a licitação.

O contrato em vigor termina no dia 24 de maio e está em vigor desde 2015. Uma nova prorrogação só poderia ocorrer em caráter “excepcional”, de acordo com a assessoria da Prefeitura.

(Fonte: Diário da Região)

Related posts
Notícias

PBH abre licitação para construção da UPA Noroeste no espaço do Aeroporto Carlos Prates

Empresa será contratada para elaborar estudos e projetos de arquitetura e de engenharia A…
Read more
Notícias

Transnordestina: Governo homologa contratação do projeto básico do trecho Salgueiro/Suape

Esgotados todos os recursos da licitação para escolha da empresa responsável, o contrato foi…
Read more
Notícias

Prevista para agosto, licitação do transporte público permanece sem início em Natal

Promessa da STTU era de que edital seria lançado na primeira quinzena de agosto e que em setembro…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *