Notícias

Operação mira associação criminosa que fraudava licitações envolvendo prefeituras do litoral Norte do RS

Polícia cumpre cinco ordens judiciais de busca e apreensão em Canoas e em Torres, na sede da Prefeitura de Torres, sede de empresas e nas residências de investigados

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira, operação com o objetivo de desarticular associação criminosa que fraudava licitações do ramo de hidrojateamento e água servida, envolvendo prefeituras do litoral Norte do Rio Grande do Sul. Após nove meses de investigações, estão sendo cumpridas hoje cinco ordens judiciais de busca e apreensão em Canoas e em Torres, na sede da Prefeitura do litoral, sede de empresas e nas residências de investigados.

Documentos foram recolhidos juntos com cerca de R$ 24 mil em dinheiro sem procedência nas residências de empresários, telefones celulares, computadores e notebooks, além de uma arma de fogo com registro vencido e munições.

Conforme investigações, os empresários do ramo de saneamento buscavam burlar certames licitatórios, por vezes esvaziando a concorrência ou criando uma falsa competição entre empresas, a fim de direcionar a licitação para um dos envolvidos. A partir das informações advindas de denúncias, verificou-se que um dos empresários ofereceu a uma representante de empresa concorrente a possibilidade de negociarem uma licitação para que não precisassem ir até o final da sessão concorrendo.

Em uma licitação seguinte, verificou-se o surgimento de nova empresa concorrente, criada um mês antes, para prestar o mesmo tipo de serviço, sem que tivesse a qualificação necessária para participar da licitação. Constatou-se, ainda, que um dos empresários já teria se utilizado do mesmo modus operandis há anos, em outros estados da federação.

Batizada de operação Underground, a ofensiva é coordenada pelo delegado Max Otto Ritter, da Delegacia de Combate à Corrupção vinculada ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Torres e aguarda uma manifestação oficial.

(Fonte: Acontece RS)

Related posts
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more
Notícias

Chapadão do Sul abre licitação para contratação de fretamento de ônibus em secretarias

O credenciamento e o recebimento das propostas ocorrerão no dia 3 de junho de 2024 O município de…
Read more
Notícias

Após suspender licitação para via expressa dentro de parque, governo do Pará diz que vai readequar projeto

Prolongamento da Rua da Marinha tinha sido apresentado em fevereiro de 2024 e cortava o parque…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *