Notícias

Operação analisa documentos de licitações

A Polícia Federal esteve na Prefeitura de Sorocaba desde às 8h às 14h desta quarta-feira (09) cumprindo mandados de busca e apreensão de documentos. Os agentes estiveram em uma sala vasculhando documentos referentes à licitação de merenda e, segundo a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), foram solicitados mais de 50 processos. A cidade e outras 29 do Estado, incluindo mais três da região – Votorantim, Mairinque e Tietê – são alvos da operação chamada Prato Feito, deflagrada nesta manhã.

Por volta das 11h30, uma van da Prefeitura de Sorocaba estacionou em frente a uma das rampas de acesso ao primeiro andar do Paço. O veículo veio do arquivo central do município e funcionários tiraram diversas pastas de documentos que estavam guardadas no local. Os documentos foram levados para a sala dentro da Secretaria de Licitações e Contratos, onde os agentes estavam. Os documentos foram entregues a eles e foram analisados. O secretário titular da pasta, Hudson Zuliani, acompanhou a chegada das pastas de documentos do arquivo central.

A operação aconteceu em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF) e visa investigar a atuação de associações criminosas compostas por empresários, lobistas e agentes públicos para fraudar licitações e desviar recursos públicos da área de educação em prefeituras, principalmente da merenda, transferidos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Em entrevista à Cruzeiro FM 92,3, o prefeito José Crespo (DEM) confirmou no início da manhã a ação da PF. “Nesse governo não sei e até duvido que haja alguma irregularidade em termos de licitações. As notícias que têm saído nos jornais são referentes a anos de governos passados. Mas isso eu não devo julgar, porque é tanto serviço e eu defini que a minha gestão iria trabalhar olhando para o presente, para o futuro”, afirmou.

No fim da manhã, a Prefeitura divulgou ainda uma nota na qual afirma que colabora com as investigações da Operação Prato Feito. Segundo a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), Sorocaba foi incluída na operação por manter contratos com empresas investigadas em outras cidades.

“Um delegado e cinco policiais federais foram recepcionados pelo secretário de Licitação e Contratos, Hudson Zuliani, e pelo secretário de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais da Prefeitura, Gustavo Barata. Ambos fornecem informações solicitadas, disponibilizam documentos e esclarecem dúvidas em relação às licitações”, afirma em nota.

Segundo o Paço, será divulgado um balanço com após a conclusão das ações. (Com informações de Larissa Pessoa e Ana Cláudia Martins)

Confira na íntegra a entrevista do prefeito José Crespo sobre o assunto concedida à rádio Cruzeiro FM 92,3.

(Fonte: Jornal crzeiro)

Related posts
Notícias

Ministério Público investiga licitações em Sidrolândia

Apurações estão sendo conduzidas pela promotora Bianka Mendes A 3ª Promotoria de Justiça de…
Read more
Notícias

Prefeitura de Timbó abre licitação para implantar projeto de geração de energia solar

Timbó, no Vale do Itajaí, se prepara para se tornar o primeiro município de Santa Catarina a…
Read more
Notícias

Governo de Pernambuco abre licitações para consultoria e recuperação da BR 232

O Governo do Estado de Pernambuco anunciou recentemente duas importantes licitações para melhorias…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *