Notícias

‘O mais grave é mesmo a quebra de contrato’

A (presidente) Dilma tentou, o (ex-presidente) Lula também. Gasto em educação é nobre, serve de desculpa para tudo. Mas, a renda do petróleo não é perene. Um dia os royalties vão acabar. Quem vai pagar educação quando isso acontecer?

 

O senhor acredita que esse é o ponto central da discussão?

 

Minha maior crítica é em relação a como se gasta o dinheiro dos royalties. O Congresso Nacional está equivocado nessa discussão. Na minha leitura, está todo mundo querendo saber quem vai colocar a mão no dinheiro. Quando, na verdade, a sociedade deveria se preocupar em como vai se gastar esse dinheiro. Estudos mostram que os municípios do Rio não gastam de forma adequada.

 

Os investimentos necessários à realização da Copa e dos Jogos Olímpicos estão inviabilizados?

 

Se houver uma redução de receita, o Estado terá de deslocar recursos de outros lugares para fechar o buraco deixado pelos royalties. Vai gerar um rombo na conta. Agora, se o Rio vai tirar esses recursos da Copa ou dos Jogos Olímpicos não posso dizer. Mas, é claro que o governo vai usar isso para pressionar o Planalto. A previsão mais otimista fala em perda de R$ 1 bilhão em receita para o governo do Rio de Janeiro em 2013.

 

Essa redistribuição vai realmente deixar em xeque o Estado?

 

Sem dúvida nenhuma. Mas, volto a dizer, tem coisas mais importantes para serem discutidas, como a maneira de se gastar esses recursos. Essa é uma discussão que me preocupa porque as partes envolvidas estão interessadas em pegar o dinheiro em vez de dizer como vão gastar os recursos.

 

Esse é o principal problema?

 

O mais grave é mesmo a quebra de contrato. Essa polêmica sobre os royalties atrasou as concessões em quatro ou cinco anos. Quando acontecer a licitação, as empresas vão precisar desse tempo para preparar os campos para a produção. O custo desse atraso é muito mais importante para o Brasil do que a questão dos royalties para o Rio de Janeiro.

 

Por: MÔNICA CIARELLI /RIO
(Fonte: O Estado de S.Paulo)

Related posts
Notícias

Divulgada licitação para obras no Polo Logístico e no Centro Urbano Parque das Bênçãos

O critério de julgamento é o menor preço, ou seja, será declarado vencedor o licitante que…
Read more
Notícias

Intermat abre licitações para contratar serviços de regularização fundiária

Recebimento de propostas vai até o dia 17 de maio de 2024 O Instituto de Terras de Mato Grosso…
Read more
NotíciasUncategorized

Flamengo e Fluminense vencem licitação do Maracanã; veja detalhes

Clubes superaram a proposta do consórcio formado por Vasco e WTorre Flamengo e Fluminense venceram…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *