Notícias

Nova chamada para licitação do transporte aquaviário nas lagoas da Barra será publicada na segunda-feira


Anúncio foi feito pelo secretário municipal de Coordenação Governamental, Jorge Luiz Arraes, em audiência pública no bairro nesta quarta-feira (29)

O edital para uma nova licitação para a implantação do transporte aquaviário nas lagoas de Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes será publicado no Diário Oficial da prefeitura na próxima segunda-feira (3). O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Coordenação Governamental, Jorge Luiz Arraes, em uma audiência pública realizada nesta quarta-feira (29), na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, para discutir a Operação Urbana Consorciada de São Januário e o projeto de um novo autódromo em Guaratiba.

A Barra é o provável receptor da maior parte do potencial construtivo que permitirá a reforma do estádio do Vasco, o que resultará em mais imóveis erguidos na região, e o modal é apontado como uma das soluções para melhorar a mobilidade urbana em um cenário de maior adensamento.

— Essa licitação foi para a rua uma primeira vez. Infelizmente, deu vazia. Fizemos algumas correções, a pedido do Tribunal de Contas. E, na próxima segunda-feira, nós vamos republicá-la, no Diário Oficial. Agora, aparentemente, pelo movimento que vimos de investidores e empreendedores dessa área, devemos ter êxito na licitação. Esse será mais um modal de transporte público municipal, integrado com o Bilhete Único, com uma previsão de 16 linhas e 29 estações. Será uma concessão, com um investimento de cerca de R$ 100 milhões e uma demanda esperada de 80 mil passageiros por dia, facilitando o fluxo na região — anunciou o secretário na reunião.

A primeira concorrência pública para selecionar a empresa responsável por instalar e operar o transporte aquaviário foi realizada em março, pela Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), da prefeitura, mas não teve interessados.

A previsão é que as 16 linhas conectem áreas como Jardim Oceânico, Muzema, Rio das Pedras, Anil e Gardênia Azul, pela Lagoa da Tijuca; Bosque Marapendi, Ponte Lucio Costa e Avenida Ayrton Senna, pela Lagoa de Marapendi; e Avenida Salvador Allende e Parque Olímpico, pela Lagoa de Jacarepaguá. O atual edital estabelece que, dos 29 terminais, cinco devem ser de grande porte, com capacidade para mil passageiros por hora.

(Fonte: O Globo)

Related posts
Notícias

Licitação do transporte: empresas têm 180 dias para iniciar trabalhos

As duas empresas vencedoras da licitação do transporte público na Grande Aracaju deverão iniciar…
Read more
Notícias

Prefeitura de Gramado abre licitação para selecionar empresa que fará obras na Estrada Linha 28 após desmoronamento

Trecho atingido durante a chuva do mês de maio faz ligação entre a RS-115 e RS-235. Obra de…
Read more
Notícias

Metrô de São Paulo inicia licitação para ‘naming rights’ da estação Vergueiro

Venda de nomes agora exclui referências a sites de apostas e bebidas alcoólicas, entre outras…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *