Anúncio foi feito pelo secretário municipal de Coordenação Governamental, Jorge Luiz Arraes, em audiência pública no bairro nesta quarta-feira (29)
O edital para uma nova licitação para a implantação do transporte aquaviário nas lagoas de Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes será publicado no Diário Oficial da prefeitura na próxima segunda-feira (3). O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Coordenação Governamental, Jorge Luiz Arraes, em uma audiência pública realizada nesta quarta-feira (29), na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca, para discutir a Operação Urbana Consorciada de São Januário e o projeto de um novo autódromo em Guaratiba.
A Barra é o provável receptor da maior parte do potencial construtivo que permitirá a reforma do estádio do Vasco, o que resultará em mais imóveis erguidos na região, e o modal é apontado como uma das soluções para melhorar a mobilidade urbana em um cenário de maior adensamento.
— Essa licitação foi para a rua uma primeira vez. Infelizmente, deu vazia. Fizemos algumas correções, a pedido do Tribunal de Contas. E, na próxima segunda-feira, nós vamos republicá-la, no Diário Oficial. Agora, aparentemente, pelo movimento que vimos de investidores e empreendedores dessa área, devemos ter êxito na licitação. Esse será mais um modal de transporte público municipal, integrado com o Bilhete Único, com uma previsão de 16 linhas e 29 estações. Será uma concessão, com um investimento de cerca de R$ 100 milhões e uma demanda esperada de 80 mil passageiros por dia, facilitando o fluxo na região — anunciou o secretário na reunião.
A primeira concorrência pública para selecionar a empresa responsável por instalar e operar o transporte aquaviário foi realizada em março, pela Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), da prefeitura, mas não teve interessados.
A previsão é que as 16 linhas conectem áreas como Jardim Oceânico, Muzema, Rio das Pedras, Anil e Gardênia Azul, pela Lagoa da Tijuca; Bosque Marapendi, Ponte Lucio Costa e Avenida Ayrton Senna, pela Lagoa de Marapendi; e Avenida Salvador Allende e Parque Olímpico, pela Lagoa de Jacarepaguá. O atual edital estabelece que, dos 29 terminais, cinco devem ser de grande porte, com capacidade para mil passageiros por hora.
(Fonte: O Globo)