Notícias

No rádio, Dilma volta a defender modelo de partilha para licitações

Ocorrido na segunda, 21, e voltou a defender o modelo de licitação sob partilha.

 

A presidente Dilma Rousseff aproveitou seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta para comentar, nesta segunda-feira, 28, o leilão de Libra, ocorrido na segunda, 21, e voltou a defender o modelo de licitação sob partilha.

 

Dilma destacou que, no próximo mês, as empresas vão pagar R$ 15 bilhões à Agência Nacional do Petróleo (ANP), referentes ao bônus de assinatura, e assegurou que o regime de partilha continuará nos próximos leilões, por considerar que esse modelo garante “um equilíbrio justo” entre interesses do povo brasileiro, da Petrobras e das empresas estrangeiras, que também vão investir na exploração dos campos de petróleo.

 

“Nós estamos vivendo um momento histórico para o Brasil. Com esse leilão, demos um grande passo para a exploração do petróleo no pré-sal, usando um novo modelo, chamado modelo de partilha”, afirmou a presidente, destacando a estimativa de produção de 8 a 12 bilhões de barris de petróleo “de excelente qualidade” em Libra, nas próximas décadas.

 

“Pelo novo modelo que adotamos na exploração do campo de Libra, o povo brasileiro fica com a maior parte. Daí porque Libra vai render mais de R$ 1 trilhão para o governo federal, os Estados e os municípios nos próximos 35 anos”, completou.

 

Mais petróleo = mais salas de aula

 

Dilma voltou a destacar a destinação de recursos de petróleo para a educação, classificando essa previsão como “um verdadeiro passaporte para o futuro”. “Vamos conseguir, com Libra, mais recursos do petróleo para investirmos em educação de qualidade, fazendo a alquimia de transformar petróleo em sala de aula, em conhecimento, em professores mais bem formados e pagos”, afirmou.

 

A presidente também destacou a exigência de conteúdo nacional para plataformas, navios, equipamentos e serviços. “Com isso, vai haver mais investimentos, mais tecnologia será produzida e vai haver mais emprego e mais renda para os nossos trabalhadores”, disse.

 

Por: Bruno Peres

(Fonte: Valor)

 

Related posts
Notícias

Raquel Lyra lança licitação para construção de 51 Centros de Educação Infantil

A iniciativa faz parte do Juntos pela Educação e irá beneficiar alunos de 0 a 5 anos em 42…
Read more
Notícias

Municipalismo: publicado resultado da licitação para revitalizar Parque da Lagoa Comprida

O projeto visa melhorar a infraestrutura urbana da área Aquidauana vai dar um passo significativo…
Read more
Notícias

SERVIDORES E COLABORADORES DA SEMACE SÃO CAPACITADOS SOBRE NOVA LEI DE LICITAÇÕES

Para acompanhar as mudanças na Lei de Licitações, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *