Notícias

MP recomenda que prefeitura de Santa Rita suspenda “licitação do lixo”


O MP apura supostas irregularidades no processo licitatório que poderiam beneficiar uma das empresas que apresentaram propostas.

A Promotora de Justiça em Defesa do Patrimônio Público, Dra. Anita Bethânia Silva da Rocha, recomendou que a prefeitura de Santa Rita suspensa a licitação para contratação de um nova empresa que ficará responsável por parte da coleta de lixo na cidade.

O MP apura supostas irregularidades no processo licitatório que poderiam beneficiar uma das empresas que apresentaram propostas. A empresa, inclusive, já presta serviço na cidade.

A ideia é evitar que a adoção de critérios específicos de escolha de uma empresa crie um cenário de não competitividade e direcionamento.

O pedido é que seja suspensa, imediatamente, a abertura dos envelopes referentes à concorrência pública nº006/2022, a qual seria realizada amanhã (17).

O MP quer que seja dado um outro prazo de 30 dias, contados a partir da publicação da recomendação. E pede o Projeto Básico contenha:

a) anotação de responsabilidade técnica no Projeto Básico;
b) solicitação da certidão negativa estadual;
c) solicitação do acervo técnico dos itens mais onerosos;
d) consignação objetiva dos horários das prestações de serviços bem como a retificação dos valores ofertados aos colaboradores, em conformidade com o piso da categoria (nos termos do acordo do sindicato dos trabalhadores de limpeza urbana da região)

A promotora pede ainda que sejam enviados à promotoria documentos comprobatórios de toda a licitação, bem como as retificações realizadas e a nova data para apresentação das propostas e abertura dos envelopes.

“As providências adotadas em cumprimento à presente Recomendação deverão ser comunicadas ao Ministério Público Estadual no prazo de 10 (dez) a contar da publicação. O descumprimento da presente recomendação acarretará a tomada das medidas cabíveis no sentido de compelir o Município a preservar a legalidade, a publicidade, a ampla competitividade e os demais princípios constitucionais relativos às licitações”, afirmou a promotora.

(Fonte: Jornal da Paraiba)

Related posts
NotíciasUncategorized

Licitação para construção da Casa da Mulher Brasileira em BH é aberta

Espaço vai reunir serviços especializados para diversos tipos de violência contra a mulher A…
Read more
Notícias

Prefeitura lança edital de licitação para obras de pavimentação de 32 ruas em Triunfo; obras estão orçadas em R$ 4,5 mi

A Prefeitura de Triunfo, lançou o edital de licitação para a realização das obras de…
Read more
Notícias

Acesso sul Araranguá tem licitação definida e ordem de serviço será assinada esta semana, no lado do Arroio, prefeito ainda luta para receber do governo do Estado

Após a licitação feita pela prefeitura de Araranguá, ficaram definidas as empresas que vão…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *