Notícias

MP entra com liminar para suspender licitação de hidrelétrica em SP


MP pediu anulação de licitação de hidrelétrica no Vale do Ribeira.
Hidrelétrica compreende uma área de cerca de 52 km² de mata Atlântica.

O Ministério Público Federal (MPF) e o núcleo do Vale do Ribeira do Grupo de Atenção Especial de Defesa do Meio-Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPE) iniciaram uma ação civil pública com o pedido de liminar para que o Ibama suspenda o processo de licitação da usina hidrelétrica de Tijuco Alto, no rio Ribeira de Iguape.

A hidrelétrica compreende uma área de 52 km² de mata Atlântica, na divisa entre São Paulo e Paraná. O projeto é da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e está estimado em R$ 536 milhões.

Na liminar, o MPF e o MPE também pedem que a União e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anulem e extinguam os efeitos da concessão de aproveitamento de potencial de energia hidráulica à usina, decretada sem licitação há 28 anos.

O lago da hidrelétrica atingiria dois municípios em São Paulo (Ribeira e Itapirapuã Paulista) e três no Paraná (Adrianópolis, Dr. Ulysses e Cerro Azul).

Para o Ministério Público, o maior problema do licenciamento ambiental em andamento no Ibama é a “restrição absurda do estudo de impacto ambiental do empreendimento para apenas parte da bacia hidrográfica” do rio Ribeira de Iguape, e o subestimado impacto socioeconômico da região.

O MPF e o MPE apresentou seis pareceres técnicos ao Ibama com questões relativas a poluição do solo e da água, impactos aos componentes bióticos, impactos socioeconômicos, estimativas financeiras, questões relativas a arqueologia, espeleologia (cavernas) e geologia e biológicos/agronômicos. Segundo o Ministério Público, ainda há diversos pontos a serem esclarecidos nesses temas.

O MPF move a ação contra a empreendedora CBA, empresa do grupo Votorantim, os órgãos licenciadores (Ibama, Ministério do Meio-Ambiente, e o ICMBio), além de contestar outras irregularidades relacionadas a órgãos estatais.

(Fonte: G1)

Related posts
Notícias

Licitação contrata estudos e projetos necessários à ligação da DF-001

Empresas interessadas têm até 17 de julho para entregar os envelopes com as propostas à…
Read more
Notícias

Edital de licitação é tema de curso na Escoex

O Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Escola Superior de Controle…
Read more
Notícias

Prefeitura de Campinas abre licitação de R$ 803 mil para reformar quadra

Critério de julgamento será de maior percentual de desconto; abertura das propostas será dia 12…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *