Notícias

MP denuncia 37 pessoas por mensalão do DEM

Ministério comprovou nova modalidade de fraude

Depois de quase três anos de investigações, o Ministério Público denunciou nesta semana 38 pessoas envolvidas no chamado Operação Caixa de Pandora, que apurou esquema de corrupção na gestão de José Roberto Arruda (ex-DEM) no governo do Distrito Federal. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (28/06) pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel. O caso ficou conhecido como Mensalão do DEM.

Conforme o procurador, o Ministério Público provou que empresas beneficiadas em contratos sem licitação com o governo do Distrito Federal pagavam propina regular, muitas vezes mensal, a políticos aliados do governo. Os envolvidos foram denunciados pelos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
O Ministério Público concluiu que o líder do esquema era o próprio Arruda. A denúncia envolve, ainda, o ex-vice-governador do Distrito Federal Paulo Octávio, deputados distritais da época, ex-secretários de governo e empresários.
O Ministério Público concluiu que o grupo usou uma nova modalidade de fraude para desviar dinheiro, o chamado reconhecimento de dívida. “O governo dizia que a empresa X vinha prestando determinado serviço no DF sem licitação e que era preciso reconhecer a dívida. Por meio disso, generosíssimos pagamentos eram feitos a diversas empresas, que, em retribuição, mantinham pagamentos regulares, mensais, a diversas pessoas do governo do DF”, explicou Gurgel.

(FOnte: Agência Brasil)

Related posts
Notícias

Prefeitura de Jacupiranga abre licitação para reforma de ginásio

Licitante poderá fazer uma visita técnica facultativa ao local da reforma; Valor está em torno de…
Read more
Notícias

Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com novas licitações disponíveis para os próximos dias.
Read more
Notícias

Prefeitura de Gavião Peixoto abre licitação para iluminação de vias

Instalação de iluminação seria para a rotatória no encontro da Vicinal Leonardo Cruz e via…
Read more

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *